Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias Destaques do Plenário
Início do conteúdo da página
A Câmara Municipal de Parauapebas realizou, na manhã desta quinta-feira (2), a segunda audiência pública do ciclo de oitivas que acontecerá nos meses de outubro e novembro. O debate foi voltado para políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes do município e reuniu representantes da sociedade civil organizada, conselhos tutelares, Comdcap (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Secretaria de Assistência Social e Guarda Municipal.

A Câmara Municipal de Parauapebas deu início, na noite desta quarta-feira (1º), ao ciclo de audiências públicas temáticas que irão ouvir a população durante a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). A primeira audiência, presidida pelo vereador Elvis Silva (Zé do Bode), debateu o fortalecimento do comércio local e alternativas para fomentar a economia do município, reunindo autoridades, empresários e sociedade civil no plenário.

O encontro foi marcado por desabafos, cobranças e sugestões concretas para movimentar o comércio. Entre os principais encaminhamentos, estão a criação de um fórum permanente de debate sobre o setor e a adoção de medidas para auxiliar o crescimento dos pequenos empreendedores.

A população idosa de Parauapebas recebeu atenção especial da Câmara Municipal com a aprovação do Programa Municipal de Saúde Mental da Pessoa Idosa. A iniciativa está prevista no Projeto de Lei nº 71/2025, de autoria do vereador Zé do Bode (União).

A história do legislativo de Parauapebas ganhou um importante registro nesta quarta-feira (1): a Galeria dos Vereadores da Câmara Municipal, com fotografias oficiais e biografias padronizadas de todos os parlamentares que já exerceram mandato na Casa de Leis. A inauguração do espaço ocorreu na data em que é celebrado o “Dia do Vereador” e homenageia todos os homens e mulheres que contribuíram com a construção e o desenvolvimento do município, representando a população.

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 89/2025, de autoria da vereadora Graciele Brito (União), que visa ampliar o atendimento prioritário em serviços públicos municipais e privados, incluindo mais grupos de pessoas que necessitam de atendimento especial.

Com o objetivo de garantir que todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam acolhidos com respeito, empatia, dignidade e sensibilidade, a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 103/2025, de autoria do vereador Zé do Bode (União), que institui a Política Municipal de Atendimento Humanizado na Área da Saúde.

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou, na sessão ordinária de segunda-feira (22), o Projeto de Resolução nº 11/2025, que altera dispositivos do Regimento Interno da Casa Legislativa com o objetivo de dar mais celeridade e dinamismo às sessões plenárias. A medida foi promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Anderson Moratorio, e já passa a vigorar.

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 81/2025, de autoria do vereador Alex Ohana (PDT), que institui o "Selo Amigo do Turismo" no município. A medida busca certificar e reconhecer pessoas físicas e jurídicas que promovem o turismo, ecoturismo, geoturismo e a economia criativa na região.

A criação de uma semana exclusiva para promover ações voltadas à saúde mental, ao bem-estar físico, emocional e social dos servidores públicos de Parauapebas foi aprovada pela Câmara Municipal, na sessão ordinária da última segunda-feira (22).

Pela primeira vez em sua história, a Câmara Municipal de Parauapebas vai realizar um ciclo de nove audiências públicas temáticas, colocando a população no centro do debate sobre os rumos da cidade. A iniciativa é inédita e busca ouvir diretamente a comunidade antes de definir as emendas ao Plano Plurianual (PPA 2026-2029) e à Lei Orçamentária Anual (LOA 2026).

Essas leis são o coração da gestão pública, pois são nelas que se define onde e como serão aplicados os recursos do município nos próximos anos. E desta vez, a palavra inicial será da população.
Página 1 de 231
Fim do conteúdo da página