Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores parabenizam atletas que participaram de campeonato de caratê

Vereadores parabenizam atletas que participaram de campeonato de caratê

Publicado em Domingo, 06 de Mai de 2018, 21h00 | Voltar à página anterior

Os vereadores parabenizaram e agradeceram aos atletas pelo bom desempenho e participação na 25ª Zonal Norte e Nordeste de Karatê Interestilos, realizada entre os dias 25 e 29 de abril no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio, em Parauapebas.

Antes de iniciar a sessão, realizada na quarta-feira (2), os parlamentares convidaram as crianças e adolescentes da Associação Girão de Artes Marciais (Agam) que estavam no auditório, juntamente com o diretor da instituição, Josberto Girão, para adentrarem ao plenário e fazerem uma apresentação.

Na ocasião, os edis ressaltaram a importância do esporte na educação das crianças e também como alternativa para afastá-las das drogas e da criminalidade. Destacaram ainda que a Câmara tem contribuído com as entidades que envolvem os jovens em programas esportivos e culturais, por meio das emendas parlamentares.

Através das emendas, os vereadores indicam ao Executivo Municipal as instituições para receberem recursos do poder público para investirem na formação de crianças e adolescentes.

“Quero parabenizar ao Girão pelo excelente trabalho à frente da Agam. O esporte é uma excelente atividade para nossos jovens”, destacou o presidente da Câmara, Elias Ferreira (PSB).

“A Agam desenvolve um ótimo trabalho quando tem apoio, e quando não tem o Girão dá um jeito de fazer. E não apenas ele. Um excelente trabalho vem sendo feito por todos os presidentes de associações que cuidam da inclusão das nossas crianças no esporte”, relatou Marcelo Parcerinho (PSC).

“A gente que acompanha esporte sabe o quanto as artes marciais têm se destacado. Essa Casa tem alocado recursos para contribuir. Fico muito feliz de vê-los com medalhas. O esporte tem um efeito bastante positivo na inclusão social. A Câmara estará sempre destinando recursos para este fim”, afirmou Zacarias Marques (PSDB).

“O esporte é muito importante, pois enquanto a criança treina aprende a ser disciplinada. Também impede que nossos jovens fiquem à mercê de delinquentes ou perambulando pelas ruas. Proporciona aprendizado e é do esporte que podem sair grandes profissionais”, ressaltou Horácio Martins (PSD).

“Sinto-me muito feliz por ter destinado emenda parlamentar ao Instituto Ágape para realização do Zonal de Karatê. Acredito que o esporte é uma grande ferramenta de transformação social. Temos que investir cada vez mais para que nossos jovens tenham perspectivas. Projetos como esse, sem dúvida, resgatam e dão nova perspectiva de vida para essas crianças e adolescentes”, enfatizou Rafael Ribeiro (MDB).

“Quero parabenizar todas as crianças e adolescentes, aos homens e às mulheres que com ousadia conquistaram estas medalhas para nosso município. Quero também incentivar a inserção de mais jovens, para que vocês possam ensinar aqueles que ainda não estão no esporte. Amo ver como isso acontece, pois o esporte é uma antidroga, antimorte”, enfatizou Kelen Adriana (PTB).

Josberto Girão agradeceu à homenagem dos vereadores e falou da importância do campeonato ser realizado em Parauapebas. Segundo ele, o município é uma referência e concorre com federações que estão em capitais.

“Quero agradecer em nome do presidente da Federação Estadual de Karatê Interestilo do Pará, Francisco Eloécio, que brigou muito para que este campeonato fosse trazido para Parauapebas. É um campeonato de nível nacional, no qual 12 estados concorrem para realizá-lo. Mesmo assim, com o apoio do governo e dos vereadores, conseguimos trazer este evento para nossa cidade. Estiveram presentes 12 estados do Norte e Nordeste, além de quatro do Sul, como convidados. Parauapebas foi representada por mais de 750 atletas, que ganharam várias medalhas. Além disso, Parauapebas foi levada para o mundo inteiro. Essa equipe que está aqui é apenas uma parte dos que fazem parte de projetos sociais do nosso município. Temos a Ágape, a Kimê, a Samurai, o Projeto Aspecam, entre outros, além da Associação Girão. É uma honra receber essa homenagem. Muita gente nos conhece, mas poucos sabem o que a gente realmente produz”, relatou Josberto Girão.

Parauapebas obteve 114 medalhas de ouro, 84 de prata e 185 de bronze durante a competição.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Anderson Souza / Ascomleg