Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Instalação de banco de sangue em Parauapebas é indicada por parlamentares

Instalação de banco de sangue em Parauapebas é indicada por parlamentares

Publicado em Quarta, 04 de Abril de 2018, 21h00 | Voltar à página anterior

Os vereadores Francisca Ciza e Joel do Sindicato, ambos do DEM, propuseram, por meio da Indicação nº 88/2018, ao prefeito Darci Lermen a cessão de um imóvel público para o Governo do Estado do Pará instalar uma unidade descentralizada de tratamento de hemoterapia (banco de sangue). A matéria foi apresentada na sessão da última terça-feira (3).

Na justificativa da proposição, os vereadores relatam que a agência transfusional existente em Parauapebas atende à rede privada (hospitais particulares da cidade) e rede pública, bem como os municípios de Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Curionópolis.

Os parlamentares argumentaram também que é alto o índice de acidentes, nos quais as vítimas precisam de suporte sanguíneo. E, como a estrutura do hospital tem previsão de ampliar o atendimento de mais serviços de alta complexidade, eles reforçam a necessidade de ter um banco de sangue no município.

Além disso, de acordo ainda com Joel e Ciza, campanhas já realizadas em Parauapebas para a doação de sangue demonstraram que há um alto potencial de adesão de doadores associados a um baixo descarte posterior de amostras.

“Assim, pensamos em uma parceria do Governo do Estado em apoiar e descentralizar toda a parte hemoterápica do sudeste do Pará, que fica centralizada em Marabá. Visando melhorar a prestação de serviços hemoterápicos, não somente a Parauapebas, e sim à microrregião de saúde (Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado e Curionópolis), sugerimos que o prédio a ser cedido seja localizado na Rua B nº 360, Bairro Cidade Nova, devido ter uma localização de fácil acesso e ser próximo do Hospital Geral de Parauapebas”, explicaram.

Quebra-molas
Joel do Sindicato Francisca Ciza apresentaram de forma conjunta, também, a Indicação nº 89/2018, na qual pedem a construção de quebra-molas nas ruas do Residencial Alto Bonito.

“O referido residencial possui um grande fluxo de veículos e não tem nenhum quebra-molas, o que vem contribuindo para a ocorrência de acidentes. Além disso, as ruas do residencial estão servindo para a realização de ‘rachas de carros’, segundo os moradores. Situação que torna ainda maior o risco de acidentes por conta de veículos que trafegam em alta velocidade. É com este entendimento que fazemos esta solicitação, para proporcionar aos munícipes uma forma de promover eventos de maneira organizada e que resulte em bem estar a todos”, justificaram os vereadores.

Aprovação
As duas indicações foram aprovadas por todos os parlamentares presentes e serão encaminhadas para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Lucas Dias / Ascomleg