Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereador Elias pede casa de apoio na capital para abrigar pacientes que fazem tratamento fora do município

Publicado em Quinta, 15 de Março de 2018, 21h00 | Voltar à página anterior

O vereador Elias Ferreira (PSB), presidente da Câmara Municipal, propôs ao Poder Executivo, por meio da Indicação nº 44/2018, na sessão da última terça-feira (13), a instalação de uma casa de apoio em Belém para abrigar pacientes com patologias diversas, entre estas o câncer, que buscam tratamento fora do município de Parauapebas.

Elias Ferreira

Na justificativa da proposição, o parlamentar defende que uma casa de apoio na capital do estado, com assistência à saúde e apoio social, além de aproximar os profissionais de um cuidado integral, desperta sentimentos de gratidão, empatia e qualidade de vida.

Elias Ferreira destaca que o câncer é uma doença que, isoladamente, é a segunda maior causa de morte na população brasileira, fato que implica em reorganização social, sobretudo, no que diz respeito ao apoio necessário aos familiares e pessoas que vivenciam diretamente a doença.

De acordo ainda com o vereador, o tratamento de câncer é considerado de alta complexidade, e isso requer recursos para sua realização, cuja característica limita o número de hospitais ou clínicas que disponham de infraestrutura necessária para tais procedimentos, restritos às cidades de grande porte.

“Neste sentido, pacientes de municípios pequenos, ao iniciarem luta contra o câncer, se deparam com mais uma barreira em especial: a falta de acessibilidade para o tratamento. Além disso, os pacientes convivem com a exigência de locomoção até os centros oncológicos especializados, o que dificulta ainda mais o enfrentamento da doença, por ocasionar significativo desgaste físico, financeiro e emocional”, lamenta o presidente da Câmara.

Ao concluir sua justificativa, Elias Ferreira enfatiza que, para apoiar esses pacientes, faz-se necessário que o município se sensibilize e efetive a contratação de um local em Belém que acolha e supra as necessidades dos enfermos nessa fase sensível e difícil que estejam vivenciando.

Por considerar a importância da proposição, os demais vereadores aprovaram a indicação e agora ela segue para ser avaliada pelo Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Josiane Quintino / Foto: Orion Lima