Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores de Parauapebas vão à Vila Santa Rita averiguar situação da comunidade

Publicado em Terça, 13 de Março de 2018, 21h00 | Voltar à página anterior

Por se localizar distante da sede do município, os moradores da localidade reclamam que têm recebido pouca assistência do poder público de Parauapebas, e são assistidos precariamente pelo município vizinho de Ourilândia.

Depois de reunir com um grupo de moradores da Vila Santa Rita no início da tarde desta terça-feira (13), no gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Parauapebas, vereadores prometeram visitar aquela comunidade, na próxima sexta-feira (16), para verificar, in loco, a situação dos moradores da referida vila.

A reunião foi promovida pelo vereador Elias Ferreira (PSB), presidente do Poder Legislativo, e contou com as presenças dos parlamentares Ivanaldo Braz (PSDB), Maridé Gomes (PSC), Zacarias Marques (PSDB), Joel Alves (DEM), Horácio Martins (PSD) e João do Feijão (PV), além do chefe de gabinete do prefeito, Edson Luiz Bonetti.

A Vila Santa Rita, que conta com 520 habitantes, se localiza em território parauapebense, a cerca de 350 quilômetros da sede do município, e a 52 quilômetros da sede do município de Ourilândia do Norte.

Na reunião, o grupo de moradores denunciou aos vereadores e ao chefe de gabinete que sofrem com a falta de professores e sucateamento da escola, que conta com 120 estudantes; falta de assistência e medicamento no posto de saúde; e com a dificuldade de se locomover na zona rural, por causa das estradas intransitáveis.

Após ouvir os reclames da comunidade, os vereadores presentes na reunião e Edson Bonetti prometeram visitar a vila na próxima sexta-feira (16), acompanhados de representantes das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Obras.

Na visita, a comitiva pretende ver in loco as condições em que se encontra a comunidade da Vila Santa Rita, como o posto de saúde, a escola e as estradas vicinais.

Ao tomar ciência da situação, o governo municipal de Parauapebas deve celebrar convênio com a Prefeitura de Ourilândia do Norte, com o objetivo de fazer repasse de recurso oriundo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), visando assistir aquela comunidade.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Orion Lima