Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Câmara homenageia 30 mulheres símbolo de Parauapebas

Câmara homenageia 30 mulheres símbolo de Parauapebas

Publicado em Domingo, 11 de Março de 2018, 21h00 | Voltar à página anterior

No Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Parauapebas não poderia deixar de discutir a importância da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres. O debate foi o meio de relembrar a trajetória de conquistas e incentivar a luta pela efetivação dos direitos relacionados às questões de gênero.

A temática foi debatida durante sessão solene em celebração à data, ocorrida na última quinta-feira, 8 de março. Por ser um município formado por mulheres símbolos de garra, superação e dedicação, que, em muitos casos, chegaram à cidade em busca de autonomia financeira e melhores condições de vida, os parlamentares escolheram trinta mulheres que representam a força e a diversidade da mulher parauapebense para serem homenageadas.

Durante a sessão solene, a tribuna de honra teve uma composição diferente, mulheres de todas as idades, naturalidades, profissões e histórias abrilhantaram o espaço.

Com o auditório João Prudêncio de Brito lotado, as homenageadas receberam das mãos dos vereadores uma singela homenagem, carregada de simbolismo e emoção, que representou a importância de cada uma delas para a história de Parauapebas.

Mesa diretiva

A presença das mulheres nos espaços de poder foi ressaltada na composição da mesa diretiva dos trabalhos da sessão solene, composta apenas por mulheres e presidida pela vereadora Eliene Soares, ao lado das companheiras de parlamento, vereadoras Joelma Leite, Francisca Ciza e Kelen Adriana.

Também compuseram a mesa a servidora pública Antônia Raquel, que integra o quadro dos servidores do Legislativo desde a instalação do Poder no município; a primeira dama do município, Viviane Lermen; a secretária da Mulher, Ângela Pereira; e a juíza de direito Priscila Mamede Mousinho, titular da 1ª Vara Cível de Parauapebas.

Durante a cerimônia foi ressaltada a importância do fortalecimento de políticas públicas que oportunizem as mulheres.

Atrações

O evento recepcionou as mulheres da comunidade com café da manhã, limpeza de pele e design de sobrancelha e outros serviços, ao som do saxofonista Renato Martins, servidor da Guarda Municipal.

Na primeira atração da cerimônia, o cantor e servidor da Câmara, Josafá Alves, recitou um poema autoral e em seguida cantou a música “Mulher”, de Erasmo Carlos. Também abrilhantou o evento a Banda Levitas do Reino, com vinte e cinco integrantes. Outro ponto forte do evento foi a cantora Noêmia Dias, que homenageou as mulheres por meio da música “Eu cuido de ti”.

Público masculino

Estiveram prestigiando a cerimônia os vereadores Antônio Horácio Martins Filho, Ivanaldo Braz Silva Simplício, João Assi, Joel Pedro Alves, José Francisco Amaral Pavão, José Marcelo Alves Filgueira, Luiz Alberto Moreira Castilho, Maridé Gomes da Silva, Zacarias de Assunção Vieira Marques, o presidente da Câmara, vereador Elias Ferreira de Almeida Filho, e o vice-prefeito Sérgio Balduíno.

Homenageadas

Rafael Ribeiro (MDB) propôs duas moções, uma homenageando Maria Cirene de Araújo e a outra Aglaudene Tomé Sarmento. Eliene Soares (MDB) também apresentou duas proposições, congratulando Amanda Marra Saldanha e a primeira dama de Parauapebas, Viviane Lermen. Já Francisca Ciza (DEM) indicou a juíza Priscila Mamede Mousinho, titular da 1ª Vara Cível e Empresarial; e a professora Margarete Minuzzi, da rede municipal e estadual de ensino para receberem a felicitação. Kelen Adriana (PTB) sugeriu dois nomes para receberem a saudação: Nelza Maria Alves dos Santos e Valdecyr Pereira Cruz.

Já Marcelo Parcerinho (PSC) apresentou duas proposições, parabenizando Maria do Socorro Cardoso da Silva e Irene Amorim de Araújo. Por sua vez, Joelma Leite (PSD) indicou a homenagem a Rosimeire Luiz Gonzaga Vaz e à senhora Maria Cleide Souza, por seu pioneirismo na área comercial.

O presidente da Câmara, Elias da Construforte (PSB), propôs a Moção às senhoras Ozângela Rodrigues e Edelves Carvalho de Araújo, esta in memoriam. Horácio Martins (PSD) apresentou os nomes de Maria Raimunda Araújo Rodrigues e Elisabete dos Santos para serem homenageadas.

Além das indicadas para receberem a honraria, outras mulheres foram convidadas para serem homenageadas. O vereador Joel do Sindicato (Dem) indicou Leonice de Oliveira e Cristiane Sampaio Barbosa Silva. Já Maridé Gomes (PSC) apresentou os nomes de Sara Ferreira da Silva Paes e Rosa Heloísa Costa Dos Santos. João do Feijão (PV) homenageou Maria Geralda da Cruz Dias e Esmeralda Beatriz de Souza Almeida. Zacarias Marques (PSDB) indicou Sandra dos Santos Silva e Edileuza Soares Lobato. José Pavão (PSDB) homenageou Maria Mendes Barbosa dos Santos. Ivanaldo Braz (PSDB) indicou Julieta Alves Mendes e Maria Heloísa de Souza Barros. Por fim, Luiz Castilho propôs os nomes de Joana Torres da Silva e Hilda Matilde de Carvalho Nascimento para receberem a congratulação.

Texto: Josiane Quintino | Revisão: Waldir Silva | Fotos: Anderson Souza e Órion Lima (AscomLeg)