Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Legislativo aprova inclusão de 20 de setembro como Dia Municipal da Juventude no calendário municipal

Publicado em Quinta, 01 de Março de 2018, 21h00 | Voltar à página anterior

Numa proposta apresentada em plenário pelo vereador Rafael Ribeiro (MDB), a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 71/2017, sugerindo que o Poder Executivo inclua no calendário municipal anual de eventos o dia 20 de setembro como o Dia Municipal da Juventude. A proposição foi apresentada, discutida e aprovada na sessão ordinária da última terça-feira (27).

O artigo 2º do referido projeto propõe que o Dia Municipal da Juventude, 20 de setembro, seja comemorado com ações institucionais que contribuam para a inclusão e afirmação do jovem e será a culminância da Semana da Juventude.

Rafael Ribeiro explica na justificativa do projeto de lei que a data escolhida faz referência ao brutal assassinato da jovem parauapebense Lorena Lima, militante aguerrida da causa da juventude, ocorrido no dia 20 de setembro de 2015, dentro da residência onde ela morava.

De acordo ainda com o vereador, Lorena Lima fazia parte da comunidade católica Santa Luzia, localizada no Bairro Altamira, onde ajudou a fundar o movimento denominado “Guerreiros da Fé”, e era membro da Pastoral da Juventude e do Conselho Municipal da Juventude.

“Ao institucionalizar essa data como o Dia Municipal da Juventude, estaremos priorizando ações que visem o protagonismo juvenil, com culminância de ações e políticas públicas que valorizem o jovem”, defendeu Rafael Ribeiro, acrescentando que 40% dos eleitores de Parauapebas são jovens.

O Projeto de Lei nº 71/2017 foi aprovado por unanimidade e agora segue para ser sancionado pelo prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Josiane Quintino / Fotos: Anderson Souza