Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereador Zacarias cobra construção de escola na VS 10

Vereador Zacarias cobra construção de escola na VS 10

Publicado em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16), o vereador Zacarias Marques (PSDB) solicitou ao Poder Executivo municipal que viabilize a construção de uma escola no complexo de bairros VS 10.

Segundo explicou Zacarias, na Indicação nº 215/2017, no complexo de bairros a população estudantil é muito grande, tendo como única opção a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Lago, cuja estrutura é improvisada, inadequada e instalada em prédio alugado que já não suporta a demanda.

O vereador ressaltou ainda que já se tem projeto de locar outro prédio para instalação de anexo, reforçando o atendimento, mas mantendo a mesma ineficiência e onerando os cofres públicos, que passarão a arcar com dois aluguéis imobiliários. Com a intenção de solucionar o déficit educacional no local, Zacarias sugeriu ao Executivo a construção de uma escola que venha atender, em melhores condições e de forma mais humanizada, tanto os estudantes quanto os servidores da educação.

Para tal ação já existe área doada pela Imobiliária e Incorporadora Bom Jesus, sendo parte dos trâmites para a elaboração do projeto do loteamento Bairro Bom Jesus. A área com 7.350 m2 está localizada entre os bairros Parque das Nações e Califórnia, em frente ao Bairro Parque São Luiz, ficando exatamente no centro do complexo de bairros VS 10.

“A área é ideal para receber toda a comunidade estudantil. A construção de escola pública no complexo de bairros vem de encontro ao Plano de Contingenciamento de Gastos relativos às despesas correntes no âmbito da administração direta e indireta. Já que, com esta obra, duas locações deixarão de ser pagas, sendo uma na VS 10, onde funciona a escola Mário Lago; e outra no anexo que será instalado na mesma proximidade”, contou vereador Zacarias Marques.

O parlamentar ainda apresentou outra proposição na manhã desta quarta-feira. Na Indicação nº 214/2017, o parlamentar solicitou à administração municipal a revitalização da Rua A, no Bairro Cidade Nova. Para ele, é fundamental considerar o grande tráfego, dado à ligação que a via faz entre diversos bairros, além de existir ao longo da rua o Ceup (Centro Universitário de Parauapebas), o HGP (Hospital Geral de Parauapebas), o Hospital Municipal, clínicas, laboratórios e comércios diversos.

“Dada a relevância do perímetro, deve haver boa conservação, oferecendo condições para que os veículos que ali trafegam não sofram danos”, ressaltou o vereador.

Segundo ainda Zacarias Marques, as calçadas são outro ponto que necessitam de atenção especial, já que as existentes, além de irregulares, não oferecem condições para que pessoas com necessidades especiais ou deficiências temporárias andem por elas.

Ao serem colocados para apreciação, os vereadores aprovaram os pedidos, que serão encaminhados para o Executivo municipal e à Secretaria de Obras (Semob) para análise de implementação.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)