Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadora Eliene pede a implantação de laboratório central de análises clínicas

Vereadora Eliene pede a implantação de laboratório central de análises clínicas

Publicado em Terça, 06 de Junho de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Acompanhando as necessidades no setor da saúde no município, a vereadora Eliene Soares (PMDB) vem propondo a implementação de ações que melhorem os serviços prestados à comunidade.

Na sessão ordinária da última terça-feira (6), a parlamentar propôs ao Poder Executivo a implantação de Laboratório Central Municipal de Parauapebas. A proposta foi apresentada na Indicação nº 159/2017 e tem como objetivo primordial executar análises bioquímicas, de modo a integrar a vigilância em saúde.

Trata-se de um laboratório público, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, para atender às demandas provenientes das unidades de saúde, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e vigilância ambiental, além de coordenar a rede de laboratórios privados que fazem análises de interesse em saúde pública, desenvolvendo atividades de controle de qualidade, supervisão, assessoria técnica e capacitações de recursos humanos da rede de laboratórios habilitados e encaminhamento de informações relativas às atividades laboratoriais através de relatórios.

Eliene explicou que todo o serviço de apoio diagnóstico de análises clínicas em Parauapebas é terceirizado, inclusive os exames básicos e de rotina. “Além disso, não realizamos em nosso município a bromatologia e análises químicas, além da vigilância laboratorial em setores ambientais. atendendo às premissas do Vigiagua [Monitoramento da Qualidade da Água de Consumo Humano], fazendo análises de coliformes totais, flúor e turbidez”, ressaltou a vereadora.

Para Eliene, é preciso garantir serviços de diagnóstico laboratorial de Nível 4 de complexidade, de metodologias de bioquímica, hematologia, urinálise, parasitologia, imunologia, microbiologia em geral, hormônios, incluindo a metodologia de biologia molecular, de doenças de interesse em saúde pública.

Sala de estabilização no posto de saúde da Vila Paulo Fonteles

A vereadora ainda solicitou a implantação de uma sala de estabilização no posto de saúde na Vila Paulo Fonteles. O pedido foi feito por meio da Indicação nº 160/2017, em que a parlamentar esclarece que a estrutura instalada na unidade de saúde atenderá à população 24 horas, em todos os dias da semana.

“Com uma equipe de médico, enfermeiro e pessoal técnico, será prestada assistência temporária para estabilização de pacientes em estado grave ou de condição clínica frágil provocada, por exemplo, por acidentes ou traumas. Assim, receberão atendimento os pacientes que necessitem de cuidados imediatos clínicos, cirúrgicos, ginecológico e obstétricos ou em saúde mental”, alegou Eliene Soares.

A intenção é que haja uma integração com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as outras estruturas da rede de urgência, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o hospital municipal. Desta forma, as salas possuirão as funções de fornecer a retaguarda de pacientes em regime de urgência e também na atenção básica, realizando atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem em casos de maior gravidade.

“A pretensão é que, após estabilização clínica, os pacientes sejam encaminhados diretamente para a internação nos hospitais”, destacou Eliene, durante a apresentação da indicação.

A implantação da sala de estabilização atenderá a toda a comunidade da Vila Paulo Fonteles e arredores, beneficiando a APA, Garimpo das Pedras, Vila Sanção e adjacências.

As proposições foram aprovadas pelos parlamentares e serão encaminhadas ao Poder Executivo para análise de viabilidade de recursos financeiros para posterior implantação dos serviços solicitados.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)