Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Eliene Soares sugere criação de ouvidoria da educação e prêmio de “Professor do Ano”

Publicado em Quarta, 31 de Mai de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Objetivando valorizar os professores por seus méritos e relevantes serviços prestados à educação em Parauapebas, a vereadora Eliene Soares (PMDB) sugeriu ao prefeito Darci Lermen, por meio da Indicação nº 149/2017, que institua o prêmio "Professor do Ano" no município.

Na justificativa da proposição, a vereadora argumenta que é importante criar mecanismos de incentivo e valorização dos professores, “para que o empenho e a vontade de ensinar tornem-se mais estimulantes e agradáveis a esses notáveis guerreiros”.

A sugestão de Eliene Soares é para que o professor do ano seja escolhido entre os docentes de cada unidade municipal de ensino, de acordo com os requisitos de empenho na função, dedicação em sala de aula, sem faltas no ano letivo ou com faltas justificadas e avaliação da diretoria. Os alunos, pais e o Conselho Municipal de Educação também deverão fazer parte do processo de escolha. O vencedor será premiado com uma medalha de mérito educacional.

Ouvidoria
Ainda no âmbito da educação, Eliene Soares apresentou a Indicação nº 151/2017, propondo ao governo municipal a implantação da Ouvidoria da Educação.

“São frequentes os relatos de abusos vivenciados nas escolas. A criação de uma ouvidoria específica para a área da educação poderá contribuir com a superação desta situação. Além disso, por meio desta ferramenta será possível receber reclamações a respeito da infraestrutura das unidades, o que pode facilitar o mapeamento, por parte da Secretaria Municipal de Educação, das escolas mais carentes de reformas e investimentos”, relatou a vereadora.

A sugestão é para que a ouvidoria da educação tenha como função receber informações, sugestões, denúncias e reclamações referentes ao sistema de ensino municipal e à infraestrutura das unidades.

Aprovação
As duas indicações foram aprovadas na sessão da última terça-feira (30) e serão encaminhadas para análise do prefeito Darci Lermen e possível implementação das sugestões pela prefeitura.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg