Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadora propõe isenção de IPTU a contribuintes portadores de doenças graves

Vereadora propõe isenção de IPTU a contribuintes portadores de doenças graves

Publicado em Quinta, 18 de Mai de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

A vereadora Eliene Soares (PMDB), por meio da Indicação nº 132/2017, propôs ao Poder Executivo, na sessão da última terça-feira (16), a criação de projeto de lei que conceda isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre imóvel integrante do patrimônio de portadores de doenças consideradas graves ou que tenham dependentes nesta condição.

A legisladora explica que, além das dificuldades financeiras que esses pacientes têm que enfrentar no tratamento da doença, o pagamento do imposto configura mais uma preocupação dessas pessoas, que já sofrem demasiadamente com o problema, uma vez que, não efetuando o pagamento do tributo, correm o risco de perder o imóvel.

Na justificativa da proposição, Eliene Soares destaca que alguns municípios piauienses, gaúchos e paulistas já concedem esse direito para pacientes com câncer, aids e outras doenças graves.

Para ter direito à isenção de pagamento do IPTU, o requerente deve apresentar ao setor competente da prefeitura documento hábil que comprove que ele seja portador de doença grave e proprietário do imóvel onde mora com a família, entre outras exigências.

A proposição de Eliene Soares foi aprovada pelos demais vereadores e agora segue para análise do Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Josiane Quintino / Foto: Anderson Souza