Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Elias Ferreira solicita obras de infraestrutura para Palmares Sul e Palmares II

Elias Ferreira solicita obras de infraestrutura para Palmares Sul e Palmares II

Publicado em Terça, 16 de Mai de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Na sessão ordinária desta terça-feira (16), o vereador Elias Ferreira (PSB) apresentou ao plenário três proposições (Indicações nº 125, 126 e 127/2017) que solicitam ao Poder Executivo obras de infraestrutura para Palmares Sul e Palmares II.

Inicialmente, Elias Ferreira pediu (Indicação nº 125/2017) para que seja feito estudo para construção de espaço de “feira livre” adequado. O objetivo é proporcionar a dignidade merecida aos produtores rurais, para que possam comercializar seus produtos em ambiente de qualidade.

A feira livre representa uma das formas mais antigas de comercialização de produtos agrícolas e demais gêneros, tendo até hoje um importante papel econômico, social e cultural. Além disso, quando entendida como negócio, este canal de comercialização se torna um forte instrumento de políticas públicas e um grande gerador de emprego e renda para o município.

O fato de as feiras livres serem compostas por uma grande quantidade de pequenos agricultores e autônomos de vários gêneros, que não possuem condições de fazer promoção da feira para atrair consumidores e nem condições de se organizarem sem a ação dos órgãos públicos, são imprescindíveis iniciativas em prol do desenvolvimento e valorização desses trabalhadores.

“A intenção é contribuir para a melhoria e o desenvolvimento da feira da Palmares, por isso busco com esta indicação fazer com que o Executivo se sensibilize e veja que a atual condição desses feirantes é inadequada”, ressaltou Elias Ferreira.

Elias explicou que é fundamental, ainda, o levantamento da realidade do negócio feira livre dos bairros, para que, a partir das informações obtidas, se torne possível uma ação conjunta entre os poderes, prefeitura, órgãos de assistência técnica e associação comercial em prol do desenvolvimento da feira e consequente favorecimento dos pequenos produtores rurais e de toda comunidade.

"Mesmo com tantos diferenciais e atributos competitivos, o crescimento e o desenvolvimento das feiras livres ainda são cercados pela falta de infraestrutura, informação e recursos dos feirantes que, por não possuírem condições de promover suas vendas e atrair clientes, perdem espaços para grandes canais de comercialização. Dada a importância econômica e social das feiras livres, busca-se, a partir das informações obtidas, fazer uma ação conjunta para proporcionar um local adequado para os feirantes comercializarem seus produtos", concluiu.

Iluminação pública

Elias Ferreira solicitou também (Indicação nº 126/2017) a recuperação da iluminação pública em Palmares Sul e II, para que os moradores das referidas localidades e comunidades adjacentes, que vêm sofrendo com a ausência de luminárias nas vias públicas, tenham segurança. Segundo o parlamentar, essa situação favorece as ações de vândalos, onde as pessoas que por ali trafegam no período noturno tornam-se vulneráveis a assaltos, causando pânico e desconforto dos moradores daquela região. “É importantíssimo que o poder público ofereça serviço de iluminação pública de qualidade, pois é essencial para a qualidade de vida e na promoção da segurança pessoal e do patrimônio dos munícipes", assegurou Elias Ferreira.

Limpeza, drenagem e pavimentação asfáltica

Os lotes na localidade foram uma conquista dos trabalhadores rurais sem terra que marcaram a história com lutas por uma reforma agrária no município.

A sua população, pelas lutas e conquistas e pela importância que tem na agricultura para o desenvolvimento de Parauapebas, ou ainda, pelo número e quantidade das pessoas que nela habitam, há muito merece do poder público melhor atenção nos investimentos em infraestrutura.

“Não se pode deixar de reconhecer a inegável contribuição que o governo pode dar a Palmares Sul, que pouco a pouco vem promovendo abertura e conservação de estradas vicinais, implantação de sistema de água, construção e reforma dos postos de saúde e escolas”, destacou o vereador.

O parlamentar alegou, ainda, que sempre haverá o que fazer por parte da administração municipal e, portanto, é imperioso cuidar agora da qualidade da infraestrutura viária, como forma de oferecer serviços públicos de transporte de qualidade àquela comunidade.

“A maioria das ruas não possui acabamento asfáltico, dificultando a trafegabilidade de veículos. Os buracos se somam a cada dia, aliados ao desconforto e à poeira. É preciso, pois, que o poder público tome providências de recuperar as ruas com drenagem, limpeza e asfalto, como forma de qualificar a vida daquelas pessoas, trazendo mais conforto e mais segurança. Por isto esta Indicação (nº 127/2017) visa a implementação destas obras”, finalizou Elias Ferreira.

As três indicações foram aprovadas unanimemente pelos demais vereadores e seguem para análise do Executivo municipal.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)