Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores propõem implantação de política com ações preventivas à saúde de homens e mulheres

Publicado em Segunda, 15 de Mai de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Eliene Soares (PMDB), Francisca Ciza (DEM) e Joel do Sindicato (DEM) apresentaram, na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (16), a Indicação nº 124/2017, propondo à prefeitura a implantação de política municipal de ações preventivas à saúde de homens e mulheres do campo e da cidade.

De acordo com a matéria, o objetivo da proposição é difundir conhecimentos importantes para a prevenção dos cânceres e diagnóstico precoce das patologias oncológicas que mais acometem homens e mulheres de Parauapebas, promovendo maior acesso destes a consultas ambulatoriais e exames especializados, assim como as ações de promoção à saúde.

A sugestão dos vereadores é para que a política municipal de ações preventivas à saúde conte com o suporte de uma carreta que funcionará como Unidade Móvel de Prevenção Oncológica. O veículo deverá percorrer todos os bairros e distritos de saúde de Parauapebas e dos municípios parceiros, disponibilizando consultas com mastologistas, ginecologistas, urologistas, dermatologistas, bem como exames de imagem, coletas, biópsias, vacinação e palestras educativas.

“Há uma demanda muito grande e uma oferta muito pequena desses serviços à população. Com a unidade móvel, poderemos diminuir esta distorção, prestando atendimentos à saúde das mulheres e dos homens. O intuito é aumentar a oferta de exames para que, se for detectado algo, o paciente seja encaminhado imediatamente para receber tratamento adequado. Com a implantação deste projeto, esperamos suprir a demanda reprimida por essas políticas públicas”, explicaram os parlamentares na justificativa da indicação.

Eliene Soares - PMDB

Francisca Ciza - DEM

Joel do Sindicato - DEM

A indicação nº 124/2017 foi aprovada e será encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Anderson Souza / Ascomleg