Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadora Eliene Soares sugere implantação de centro para atender deficientes

Vereadora Eliene Soares sugere implantação de centro para atender deficientes

Publicado em Terça, 18 de Abril de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Para assegurar às pessoas com deficiência maior qualidade de vida, a vereadora Eliene Soares (PMDB) propôs ao Executivo municipal a implantação do Centro-Dia.

A proposta do projeto foi realizada na Indicação nº 93/2017, que prevê que o Centro-Dia de Referência para pessoas com deficiência seja uma unidade de serviço do SUA vinculada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Assim, o serviço será ligado à Secretária de Assistência Social, que tem como objetivo ofertar, durante o dia, cuidados pessoais a jovens e adultos com deficiência em situação de dependência como forma de suplementar o trabalho dos cuidadores familiares.

O Centro ofereceria, ainda, um conjunto variado de atividades de convivência na comunidade e em domicílio com o objetivo de ampliar as relações sociais e evitar o isolamento social.

“Implantando esse projeto, serão atendidos os critérios aprovados pelo Conselho Nacional de Assistência Social, beneficiados com recursos federais e estaduais para a implantação do Centro Dia. A implantação, administração, seleção dos beneficiários e manutenção do serviço serão promovidas pela Secretaria de Assistência social do município”, ressaltou Eliene Soares.

Conforme previsto na indicação, podem ser beneficiadas com o serviço pessoas com deficiência de ambos os sexos e idade entre 18 e 59 anos.

“O acesso ao serviço será por meio de encaminhamento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Creas, da rede de serviços socio-assistenciais, demais políticas públicas ou órgãos do sistema de garantia de direitos via Cras/Creas. Todas as ações desenvolvidas são voltadas para a valorização, a convivência familiar e comunitária, a inclusão social e o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade”, explicou a vereadora.

Os usuários serão acompanhados por profissionais de serviço social e participarão de encontros, rodas de diálogos e atividades de lazer, para fins e promoção de inclusão da pessoa com deficiência.

Serão ofertados cursos de língua brasileira de sinais para usuários, familiares e comunidade, bem como oficinas psicopedagogias, com sala de recursos multifuncionais, brinquedoteca, teatro e musicoterapia; fonoaudiologia clínica; fisioterapia e psicologia clínica; atendimento especializado, como avaliações médicas, neurologista, orientação e encaminhamento para os demais serviços e programas da Prefeitura de Parauapebas.

“Um grande diferencial deste projeto é a prestação de orientação e apoio, inclusive no domicílio, aos cuidadores familiares, incentivando a autonomia da pessoa com deficiência e de seu cuidador familiar e também a inclusão social dos mesmos”, finalizou Eliene Soares.

Por ser um projeto de grande relevância para a comunidade, os parlamentares aprovaram a indicação, que será encaminhada ao Poder Executivo. Compete à administração municipal avaliar a possibilidade financeira de implementação.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)