Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereador Braz solicita conclusão de obra do Centro de Zoonoses de Parauapebas

Vereador Braz solicita conclusão de obra do Centro de Zoonoses de Parauapebas

Publicado em Domingo, 16 de Abril de 2017, 21h00 | Voltar à página anterior

Em uma rápida caminhada pelas ruas de Parauapebas, é possível ver um grande número de animais perambulando pelas ruas, principalmente cachorros e gatos. Os bichos vivem largados, sem alimentação, cuidados veterinários ou qualquer controle de natalidade.

Preocupado com esta situação e atendendo a uma solicitação da Associação dos Amigos e Protetores dos Animais e do Meio Ambiente de Parauapebas (Aapama), o vereador Ivanaldo Braz (PSDB) apresentou a Indicação nº 78/2017, pedindo ao Poder Executivo Municipal a retomada das obras de construção do Centro de Controle de Zoonoses na cidade, com toda a estrutura necessária, conforme contrato vigente com aditivo de prazo.

A proposição foi apresentada na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas na última terça-feira (11). Segundo Braz, a obra foi licitada e o contrato está ativo, necessitando apenas que seja retomada a construção.

Na justificativa da proposição, o parlamentar argumentou que o município precisa de um Centro de Zoonoses urgentemente, não só para recolher os animais em situação de rua, mas para aplicar uma política de saúde pública nessa área, de modo a evitar a proliferação de doenças como raiva, leptospirose, leishmaniose, entre outros males.

O Centro de Zoonoses também tem como função a promoção de treinamentos, cursos e estágios específicos para os profissionais da área, além de ajudar na educação do público em geral para que o controle da população de animais domésticos e sinantrópicos (morcegos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros) seja feito.

“As providências que ora solicitamos têm a finalidade de criar uma política de saúde pública eficaz para os animais abandonados em nossa cidade, visto que fatores essenciais não vêm sendo respeitados, e o modo sob o qual os animais e a população estão sendo expostos promove um risco social e consequentemente um grande problema de saúde pública que precisa ser resolvido o mais rápido possível”, relatou Ivanaldo Braz.

Além das doenças provocadas por animais em situação de rua, outro grave problema apontado por Braz são os acidentes de trânsitos que ocorrem devido a presença de bichos circulando pelas vias, inclusive os de grande porte, como cavalos.

A proposição foi aprovada em plenário pelos demais vereadores e será encaminhada para o prefeito Darci Lermen, com cópia aos secretários municipais responsáveis.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges / Ascomleg