Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Câmara de Parauapebas reconhece Búffalo’s Gourmet e Rock In Roça como patrimônios culturais e imateriais do município

Publicado em Segunda, 10 de Junho de 2024, 12h25 | Voltar à página anterior

A importância dos festivais Búffalo’s Gourmet e Rock in Roça foi reconhecida pela Câmara Municipal de Parauapebas com a aprovação de dois projetos de lei que instituem ambos os eventos como patrimônios culturais e imateriais do município.

As proposições, Projeto de Lei nº 98/2024 e Projeto de Lei nº 99/2024, são de autoria do vereador Zacarias Marques (MDB) e foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares na sessão ordinária realizada na última terça-feira (4)..

Zacarias Marques - MDB

Festival Gastronômico Búffalo’s Gourmet
Criado em 2020, o Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet é um torneio culinário que conta com a participação de profissionais e amadores da gastronomia. O evento atrai, todos os anos, a presença de chefes reconhecidos em Parauapebas, no Pará, outros estados da região e a nível nacional.

A programação do festival apresenta atividades como a Vila Gourmet, na qual profissionais do ramo gastronômico podem vender pratos da culinária regional; a Cozinha Show; Praça de Alimentação e Degustação; Feira Cultural, com apresentações de dança, música e trabalhos de artesãos locais e regionais.

Três edições do evento já foram realizadas, atraindo profissionais da culinária paraense e também apreciadores da gastronomia regional. Para Zacarias Marques, além de ser uma opção de lazer, o evento impulsiona a economia do município e incentiva o reconhecimento da cultura local.

“A cada evento, muitos profissionais são revelados e se tornam conhecidos do público, o que acarreta em oportunidades de emprego e ascensão social. Outrossim, durante os dias em que o evento acontece, muitas pessoas de outros municípios visitam a cidade, favorecendo os comerciantes locais”, ressaltou o vereador.

Rock in Roça
O Rock In Roça é um festival sociocultural de música, apresentação artística, gastronomia e artesanato, realizado em meio a natureza, num sítio de criação de bubalinos, em Cedere I, zona rural de Parauapebas.

O evento começou no ano de 2014, como uma reunião de amigos e músicos amantes de clássicos do rock’n roll, MPB, Samba, Blues e Bossa Nova. A cada edição, a estrutura foi ampliada e melhorada com a instalação de palcos, tendas, bar, restaurante e área de camping, além da apresentação de artistas locais e nacionais consagrados.

O que teve início como uma confraternização de amigos, músicos e familiares tornou-se um festival multicultural, que cresce a cada ano. Além disso, a fazenda onde o evento ocorre passou a integrar as rotas turísticas do município, com a criação da Rota do Búfalo.

Para Zacarias Marques, o festival Rock in Roça é uma das maiores representações da cultura regional de Parauapebas, pois a partir da paixão dos organizadores pelo rock, eles criaram um evento que promove a cultura local e fomenta o turismo. “Além do mais, muitas oportunidades de negócio surgem por meio do festival, impulsionando a economia da cidade e melhorando a vida das pessoas”, acrescentou.

O Projeto de Lei nº 98/2024 e o Projeto de Lei nº 99/2024 foram encaminhados para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024