Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Obras de construção, reformas, saneamento básico e asfalto são solicitadas por vereadores de Parauapebas

Publicado em Quarta, 22 de Mai de 2024, 12h27 | Voltar à página anterior

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (21), os vereadores Aurélio Goiano (Avante), Josemir Silva (União), Josivaldo da Farmácia (PSDB) e Miquinha (PT) apresentaram proposições com propostas de obras e serviços para melhorar a infraestrutura urbana do município.

Construção de estande
Aurélio Goiano sugeriu ao governo municipal na Indicação nº 97/2024 a construção de um estande de vendas no Polo Moveleiro de Parauapebas, para que os empreendedores do local possam divulgar seus produtos.

“A medida permitirá que os produtos sejam expostos de maneira organizada e atrativa, facilitando o acesso dos consumidores e potencializando as vendas. Com a melhoria nas vendas haverá um crescimento fundamental para aqueles trabalhadores”, argumentou o vereador.

Aurélio Goiano (Avante)

Pavimentação asfáltica
Na sequência, Josemir Silva apresentou duas proposições. A primeira foi a Indicação nº 194/2024, na qual pediu a recuperação e repavimentação asfáltica, com meio fio e drenagem, em toda a região do Bairro Caetanópolis e adjacências.

"Tal iniciativa trará grandes benefícios a essas comunidades. A repavimentação asfáltica e o calçamento são fundamentais para melhorar as condições de tráfego e mobilidade urbana, oferecendo maior segurança e conforto aos moradores", afirmou.

Construção de posto de saúde
A segunda matéria apresentada por Josemir foi a Indicação nº 195/2024, por meio da qual propôs a construção de um posto de saúde no loteamento Parque Verde, localizado à esquerda da PA 160, sentido a Canaã dos Carajás.

“A expansão de um posto de saúde tem o objetivo de descentralizar o atendimento, dar proximidade à população ao acesso aos serviços de saúde e desafogar os hospitais”, justificou o parlamentar.

Josemir Silva (União)

Reforma de pontos de mototáxis
Já o vereador Josivaldo da Farmácia sugeriu ao governo municipal, por meio da Indicação nº 196/2024, que crie e reforme os pontos de estacionamento de mototáxis e melhore a sinalização dos pontos com placas em locais estratégicos no município.

“Garantindo assim que seja assegurado um espaço onde esses trabalhadores possam estacionar enquanto aguardam por passageiros. Peço também que além de novos pontos de estacionamento e reforma dos já existentes, o serviço de sinalização seja intensificado a fim de os direitos dos mototaxistas serem garantidos e que condutores infratores sejam penalizados”, enfatizou.

Josivaldo da Farmácia (PSDB)

Saneamento básico
Por fim, Miquinha requisitou ao governo municipal na Indicação nº 204/2024, que realize obras de saneamento básico nos bairros Rio Verde e da Paz, iniciando pelas ruas Sol Poente, do Comércio e Rio de Janeiro.

“Além do agravamento da saúde pública, o esgoto lançado na rua causa mau cheiro e torna o espaço pouco convidativo à visitação. Isso se torna mais grave e aparente nas ruas do Comércio, Sol Poente e Rio de Janeiro, que concentram um grande número de lojas e são a única fonte de renda de centenas de empresários e funcionários. É necessário que esse espaço se torne convidativo e agradável, gerando mais renda aos comerciantes, funcionários e à população em geral”, justificou.

Miquinha (PT)

Aprovação
As cinco indicações foram aprovadas e enviadas para providências da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2024