Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Rafael Ribeiro propõe realização de ações para limpeza, recuperação asfáltica e manutenção da iluminação pública

Publicado em Quarta, 08 de Mai de 2024, 14h23 | Voltar à página anterior

Quatro proposições de autoria do presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro (União), foram apresentadas e aprovadas na sessão ordinária desta terça-feira (7), com propostas voltadas para garantir a limpeza e melhorias na infraestrutura do município.

Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro (União).

Corujão da Limpeza
Por meio do Requerimento nº 33/2024, o parlamentar propôs a criação do programa “Corujão da Limpeza”, para acelerar os serviços de limpeza urbana, além da conservação de logradouros e manutenção da iluminação pública da cidade.

A ação consistiria em uma força-tarefa formada por funcionários e maquinário das secretarias de Obras (Semob) e de Urbanismo (Semurb), capaz de intervir em diversos pontos da cidade, sempre no horário das 22 horas às seis da manhã.

“O ‘Corujão da Limpeza’ além de acelerar a recuperação da infraestrutura urbana, vai com certeza reduzir os transtornos causados pelas obras públicas realizadas no chamado horário comercial, quando muitas vezes a presença de operários e máquinas, nas ruas e avenidas, atrapalha o deslocamento de condutores, passageiros e pedestres”, argumentou.

Prefeitura nos Bairros
Já no Requerimento nº 32/2024, Rafael Ribeiro sugeriu a elaboração de um cronograma para atendimento de outros bairros e comunidades rurais no projeto Prefeitura nos Bairros, visando que um número maior de pessoas possam participar da ação.

Por meio do projeto citado, a prefeitura oferece serviços essenciais à comunidade, tais como regularização de documentos, realização de consultas médicas e exames, além de serviços veterinários. O presidente da CMP defendeu a expansão da ação para bairros periféricos e zona rural, tendo em vista as dificuldades que esses munícipes enfrentam para acessar os serviços públicos.

“Essa medida possibilitará que um maior número de pessoas tenha acesso aos serviços disponibilizados pela prefeitura, promovendo a inclusão e o bem-estar de toda a comunidade. Além disso, a descentralização dos serviços contribuirá para a redução das desigualdades sociais e territoriais em nosso município”, ressaltou o vereador.

Melhorias na infraestrutura
Rafael Ribeiro solicitou ainda, por meio da Indicação nº 178/2024, a realização de serviços de recuperação da pavimentação asfáltica, roço e limpeza das vias e terrenos baldios, instalação de redutores de velocidade nas vias principais, bem como a sinalização das vias, além da construção de uma praça pública no Bairro Parque dos Carajás.

“Faço a presente indicação no intuito de atender às repetidas solicitações de moradores, comerciantes e frequentadores do bairro Parque dos Carajás, que pedem diversos serviços que devem ser oferecidos pela administração municipal com a urgência que a situação requer”, relatou.

A sugestão do parlamentar é para que a praça seja construída em uma área localizada na Avenida Potiguá, próxima a Rua Kanindé. A praça, “além de ser este espaço de convívio, será também um importante elemento na alavancagem dos diversos pequenos e médios negócios já implantados na Avenida Potiguá”, argumentou.

Por fim, Rafael Ribeiro requisitou na Indicação nº 179/2024, a realização de serviços de recuperação da pavimentação asfáltica de ruas e avenidas no Bairro Nova Carajás, além da limpeza e conservação de logradouros e manutenção da iluminação nas vias públicas daquela localidade.

“As chuvas finalmente estão dando uma trégua em nossa região. O início da estiagem abre a possibilidade de retomarmos as obras e serviços de recuperação de nossas ruas e avenidas, através das equipes da Semob e Semurb. Neste sentido, indico a realização urgente dessas ações”, enfatizou.

Encaminhamento
Aprovadas em plenário, as proposições foram enviadas para as devidas providências do prefeito Darci Lermen, do Secretário Municipal de Obras, Natal Silva e do Secretário Municipal de Urbanismo, Morvan Abreu.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2024