Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Câmara de Parauapebas aprova ingresso do município no Consórcio Intermunicipal Multimodal

Publicado em Terça, 07 de Mai de 2024, 11h39 | Voltar à página anterior

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 74/2024, de autoria do prefeito Darci Lermen, que ratifica o protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e as suas alterações.

Mesa Diretora da sessão ordinária desta terça-feira (30).

O CIM tem por finalidade a promoção do desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da integração regional dos municípios que sofrem influência e que são transpassados pelos diversos corredores modais (ferroviário, aquaviário e rodoviário) ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Atualmente, o consórcio é ratificado por 47 municípios do Maranhão, inclusive a capital, São Luís, e quatro do Pará, sendo eles Bom Jesus do Tocantins, Marabá, Curionópolis e Parauapebas.

De acordo com o Projeto de Lei nº 74/2024, fica ratificado, sem reservas, o protocolo de intenções do CIM, que foi aprovado pelos representantes dos municípios consorciados em Assembleia Geral realizada na data de 5 de julho de 2022, e alterado devido o ingresso dos municípios de São José de Ribamar (MA) e Parauapebas aprovado, por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária realizada na data de 21 de novembro de 2023.

Na justificativa da proposição, o prefeito reforçou a intenção do município em progredir rumo à administração inovadora, especialmente quando analisada a conjuntura dos demais municípios consorciados ao CIM quanto ao tema da inovação.

“Valendo-se para isso de todos os mecanismos e instrumentos estratégicos para promover capacitação tecnológica, autonomia tecnológica e desenvolvimento do sistema produtivo regional do corredor da Ferrovia Carajás”, relatou o gestor.

O objetivo da participação no CIM é, especialmente, a redução das desigualdades regionais, a promoção da cooperação e interação entre os entes públicos, entre os setores público e privado e entre empresas, o estímulo à inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e a constituição de ambientes favoráveis à inovação e às atividades de transferência de tecnologia.

Além disso, o prefeito informou que o CIM estará apto a contribuir, em concretização à diretriz de aprimorar as capacidades dos servidores públicos e das instituições, por meio da instituição da Escola de Governo do CIM (CIMEG) e na implementação das Salas de Governança, Gestão e Treinamento (GGT), estruturadas a partir da ação junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em decorrência do Fundo Regional de Desestatização.

Aprovado por unanimidade em plenário na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (30), o Projeto de Lei nº 74/2024 foi enviado para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2024