Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores pedem melhorias na infraestrutura de ruas e calçadas de Parauapebas

Vereadores pedem melhorias na infraestrutura de ruas e calçadas de Parauapebas

Publicado em Quarta, 24 de Abril de 2024, 11h00 | Voltar à página anterior

Ações de recuperação de ruas, tapa-buracos e padronização de calçadas foram solicitadas em indicações apresentadas pelos vereadores de Parauapebas na sessão ordinária desta terça-feira (23) da Câmara Municipal.

Por meio da Indicação nº 144/2024, o vereador Aurélio Goiano (Avante) pediu a recuperação de asfalto e tapa-buraco no Bairro Amazonas. Segundo o parlamentar, “as condições atuais das vias não apenas prejudicam a qualidade de vida de seus moradores, mas também interferem diretamente em atividades essenciais como o trânsito de veículos, o acesso a serviços emergenciais e a operação de negócios locais”.

“A precariedade do asfalto tem resultado em frequentes acidentes de trânsito, colocando em risco a vida e a segurança dos residentes, especialmente de crianças e idosos, que diariamente transitam por estas vias”, justificou.

Aurélio Goiano - Avante

Já a Indicação nº 145/2024, proposta por Eliene Soares (Solidariedade), solicitou a imediata recuperação asfáltica da Rua Perimetral Norte, no Bairro Liberdade. A parlamentar argumentou que a via “está praticamente abandonada, esburacada, deteriorada, principalmente depois que a prefeitura começou a tocar as obras de macrodrenagem do Prosap”.

“Dezenas de populares vêm acionando o nosso Gabinete para reclamar do que chamam de descaso para com a esquecida Perimetral Norte e se queixar de que a movimentação de maquinários e de ônibus detonou a via, abrindo grandes crateras que dificultam a passagem de automóveis, mas solução alguma foi dada por parte da prefeitura”, completou.

Eliene Soares - Solidariedade

Padronização de calçadas
Também proposta por Eliene Soares (Solidariedade), a Indicação nº 146/2024 pediu plano de ação visando à retomada da licitação para padronização das calçadas das vias principais dos bairros Liberdade e União.

Eliene destacou que a ideia partiu de uma proposta dela para melhorar a mobilidade e a circulação nos bairros, mas “infelizmente, encontra-se paralisada pela burocracia”. “Os 15 mil habitantes do Complexo Liberdade não veem a obra acontecer e, por isso, ficam com uma impressão ruim do trabalho parlamentar”, completou.

Abertura de rua
Por fim, a Indicação nº 132/2024, proposta por Israel Miquinha (PT), requisitou abertura de via e terraplanagem da Rua África do Sul, no Bairro Parque das Nações.

“A falta de pavimentação torna a rua perigosa, especialmente em dias chuvosos. Buracos, lama e poeira representam riscos à segurança dos moradores e motoristas”, argumentou.

Israel Miquinha - PT

As indicações aprovadas serão encaminhadas para o Poder Executivo Municipal.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024