Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Legislativo parabeniza Fadesa por realização de Fórum dos Povos Originários

Legislativo parabeniza Fadesa por realização de Fórum dos Povos Originários

Publicado em Terça, 23 de Abril de 2024, 13h14 | Voltar à página anterior

Os vereadores aprovaram a Moção de Congratulação nº 5/2024, proposta por Anderson Moratorio (PRD), à Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Fadesa), pela promoção e realização do Fórum dos Povos Originários e Tradicionais da Região de Carajás em Parauapebas.

Anderson Moratorio é o autor da Moção de Congratulação

“Este evento foi de extrema importância para promover o diálogo e a valorização das culturas indígenas em nossa região. Parabenizamos os professores e organizadores deste importante fórum pela iniciativa e comprometimento com a causa indígena. Que iniciativas como essa continuem a ser realizadas em nossa cidade, promovendo a inclusão, o respeito e a valorização das culturas tradicionais”, enalteceu Moratorio.

O parlamentar destacou a participação no evento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Coordenadoria Municipal de Promoção dos Direitos Indígenas de Parauapebas (COMPDI), do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEIND) e do Conselho Municipal de Políticas Indigenistas, que contribuíram com discussões sobre a construção de políticas públicas em prol da população indígena.

Entre as lideranças que compareceram ao Fórum, Moratorio citou o Cacique Geral do Povo Xikrin do Kateté, o Karangré Xikrin; o atual Coordenador da COMPDI, Kango Xikrin; a Coordenadora Pedagógica do DEIND, Nayara Guajajara; o representante do Instituto Indígena Botiê Xikrin, Xauã Xikrin e do representando do Conselho Municipal, Girlan Pereira (Bep Toti).

“Portanto, é com imenso orgulho que parabenizo a todos os envolvidos, em nome da Fadesa, pela notável atuação através deste fórum realizado no espaço social e educacional destinado à troca e construção de conhecimentos, com o propósito de promover o diálogo e a valorização das culturas indígenas em nossa região”, concluiu Moratorio.

A Moção de Congratulação nº 5/2024 foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada terça-feira (16).

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024