Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Legislativo aprova projeto que institui Programa de Saúde Bucal nas escolas

Legislativo aprova projeto que institui Programa de Saúde Bucal nas escolas

Publicado em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 10h33 | Voltar à página anterior

A Câmara de Parauapebas aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (28), o Projeto Substitutivo nº 8/2023, de autoria do vereador Israel Miquinha (PT), que institui o Programa de Saúde Bucal nas escolas da rede pública municipal.

Miquinha (PT) é o autor do projeto

Segundo o texto, a ação visa reduzir o índice de problemas dentários dessa população estudantil específica, visando o desenvolvimento do hábito da higienização bucal diária. Pelo programa, a cada quatro meses deve ser realizada a distribuição gratuita de um kit popular para higiene bucal por aluno, contendo, no mínimo, escova dental, creme dental, enxaguante bucal e fio dental.

Na justificativa da proposição, Miquinha destacou que “a saúde bucal está diretamente ligada à saúde geral em todas as idades. Portanto, é preciso ter os devidos cuidados com a boca para um organismo saudável”.

O Projeto Substitutivo nº 8/2023 determina ainda que o kit popular de higiene bucal deve ser encartado com panfleto contendo orientações acerca da forma correta de escovação e do uso regular do fio dental.

“Manter a higiene bucal através da escovação, o uso do fio dental e do creme dental com flúor, além de contar com uma alimentação saudável e balanceada, mantendo cuidados essenciais no combate aos problemas bucais, são medidas básicas fundamentais para uma saúde bucal que não seja apenas resolutiva, mas sim preventiva”, completou o vereador.

A proposição foi aprovada com a Emenda Modificativa nº 46/2023, que trata dos itens que vão compor o kit de higiene bucal, para especificar que a embalagem para acondicionamento deve ser durável e prática para o transporte e manuseio.

O Projeto Substitutivo nº 8/2023 foi enviado para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023