Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Edição especial do projeto “Câmara nos Bairros” será realizada no coração de Parauapebas

Publicado em Terça, 21 de Novembro de 2023, 15h57 | Voltar à página anterior

A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) se prepara para realizar a maior edição do projeto "Câmara nos Bairros", de 1 a 3 de dezembro, na Praça de Esportes Radicais, no Bairro Cidade Nova.

Nesta, que será a última edição de 2023, haverá um grande show com a cantora Joelma e a população contará com um número maior de serviços oferecidos e ampliação dos atendimentos nas áreas de cidadania, saúde, educação, assistência social, jurídica, cultura e lazer.

Para fechar o ano, o Bairro Cidade Nova foi o escolhido, pensando na facilidade de acesso por moradores da localidade e de outras regiões da cidade.

"Estamos preparando uma edição muito especial e grandiosa, para que mais pessoas possam ser atendidas. Podem ter certeza de que não mediremos esforços para que todos que procuram a 'Câmara nos Bairros' sejam atendidos e atendidos com qualidade, conforto e rapidez”, ressalta o presidente da CMP, vereador Rafael Ribeiro (MDB).

Novidade
A Equatorial Energia será mais uma das parceiras da "Câmara nos Bairros". Nesta edição, a empresa patrocinará o show da cantora Joelma, que vai abrir o evento no dia 1º de dezembro, às 23 horas. A atração será gratuita para a população e não gerará nenhum custo para o Legislativo.

Além do show, a Equatorial disponibilizará à população uma série de serviços, com o intuito de proporcionar mais qualidade na energia e dar a chance de o cliente receber descontos na conta de luz, tais como:

● Cadastro de Tarifa Social de Energia Elétrica: concede descontos de 10% a 65% na conta de energia dos clientes residenciais classificados como baixa renda, de acordo com a faixa de consumo. Para os classificados como baixa renda indígena ou quilombola, o desconto pode chegar a 100% na cobrança do consumo de energia;

● Cadastro Energia Azul: benefício para famílias de pessoas com autismo, doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento necessite do uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;

● Troca de lâmpadas antigas ineficientes, incandescentes e fluorescentes, por modelos de LED;

● Negociação de dívidas na conta de energia elétrica;

Para ter acesso aos serviços, é preciso apresentar:

● Número da conta contrato (fatura de energia elétrica);

● RG e CPF;

● Comprovante de renda para o cadastro de Tarifa Social;

● Para o cadastro Energia Azul: Número de Inscrição Social (NIS) ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) dos beneficiários atualizados e laudo médico do Sistema Único de Saúde (SUS) ou homologado, atestando a situação de saúde, informando ainda qual aparelho elétrico é necessário, número de horas mensais e a previsão de período de uso deste.

Programação cultural
Durante os três dias de evento, será realizada a Feira da Economia Criativa e Cultural, a partir das 17 horas, com empreendedores de diversas áreas, comercializando seus produtos e serviços.

Nesta edição especial da "Câmara nos Bairros”, além do show da cantora Joelma, a parceria com a Equatorial Energia possibilitará também a apresentação de artistas locais, valorizando e fomentando a cultura de Parauapebas.

Serviços de saúde
Já estão confirmados atendimentos médicos nas seguintes especialidades: Clínico Geral, Ginecologia, Ortopedia, Geriatria, Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Pediátrica (avaliação cirúrgica infantil). Na Carreta da Mulher serão realizadas consultas, ultrassons para gestantes, ultrassom abdominal e transvaginal; e PCCU.

Haverá também Ônibus Odontológico, laboratório para realização de exames de hemograma, perfil lipídico, glicose e PSA; testagem rápida (HIV , sífilis , hepatite); vacinação e atualização de cartão SUS.

Perto do povo
O projeto "Câmara nos Bairros" faz parte do programa de gestão "Câmara do Futuro", idealizado pela atual Mesa Diretora da CMP, que tem a frente o presidente, vereador Rafael Ribeiro.

Por meio de parcerias com a prefeitura de Parauapebas, Governo do Estado do Pará, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção Parauapebas, a "Câmara nos Bairros" oferece consultas médicas, odontológicas e nutricionais; exames, vacinação e testes rápidos; orientação jurídica, cortes de cabelo, manicure, atendimentos para pets; cursos e oficinas profissionalizantes, bem como atividades de recreação para as crianças.

De acordo com o presidente da CMP, a ideia da ação é aproximar a população da Câmara, "além de facilitar a vida do cidadão, possibilitando que ele tenha acesso a vários serviços, em um só lugar e próximo de casa, com conforto e agilidade".

A primeira edição do projeto foi realizada em maio, no Complexo Alto Bonito, como parte das comemorações pelo aniversário de 35 anos de Parauapebas e contou com show da cantora gospel Midian Lima. Já a segunda, ocorreu em agosto, no Complexo VS-10, uma das regiões mais populosas e carentes do município e teve show do também cantor gospel, Anderson Freire. Estima-se que cerca de 15 mil pessoas tenham sido atendidas nas duas edições.

Texto: Nayara Cristina / Arte: Rafael Leguli/ Revisão: Rangel Zäh / AscomLeg 2023