Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > CMP aprova título de cidadão honorário e declaração de utilidade pública propostos por Francisco Eloecio

Publicado em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 10h27 | Voltar à página anterior

Dois projetos do vereador Francisco Eloécio (Republicanos) foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira (7) da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP).

Francisco Eloecio (Republicanos)

Utilidade pública
O Projeto de Lei nº 147/2023 declara de utilidade pública a Associação Cultural Educacional e Beneficente das Palmares (ASCEBEP). Segundo a justificativa do parlamentar, a medida se justifica, pois a entidade é “destinada à promoção de atividade esportiva, do escotismo tradicional, de promoção à saúde e bem estar, de atividades educacionais recreativas e de assistência social”.

“Está empenhada na promoção de atividades esportivas, o que contribui para o desenvolvimento físico, social e emocional dos indivíduos envolvidos. O esporte é reconhecido como uma ferramenta de inclusão, promoção da saúde e valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito”, destacou.

Cidadão Honorário
Já o Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2023 concede o título de Cidadão Honorário de Parauapebas ao Sr. Geova Rodrigues Botelho, pelos relevantes serviços prestados no município. Nascido em Parauapebas, quando o município ainda era distrito de Marabá, Geová tem um histórico voltado para o esporte e para a inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD).

Aos 23 anos, sofreu um atentado e foi vítima de arma de fogo, que o deixou paraplégico. Com muito esforço, passou por um processo de reabilitação e adaptação. Apesar das limitações, concluiu os estudos e conseguiu ser reinserido no mercado de trabalho.

Geová é servidor público efetivo da prefeitura de Parauapebas, casado e pai de uma filha. Atualmente está como Coordenador Municipal da Pessoa com Deficiência e, segundo a justificativa de Eloecio, vem “desenvolvendo diversas atividades e promovendo políticas públicas de inclusão e desenvolvimento social”.

Encaminhamento
O Projeto de Lei nº 147/2023 foi aprovado e enviado para sanção do prefeito Darci Lermen. Já o Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2023 será encaminhado para promulgação pelo presidente da CMP, vereador Rafael Ribeiro (MDB). A entrega do título de Cidadão Honorário ocorrerá em sessão solene, prevista para ser realizada ainda este ano.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023