Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Léo Márcio sugere implantação de usina termoquímica geradora de energia e pede construção de museu municipal

Publicado em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 09h05 | Voltar à página anterior

Duas proposições foram apresentadas pelo vereador Léo Márcio (Pros) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (20).

Léo Márcio - Pros

Usina termoquímica
Na Indicação nº 396/2022, o vereador sugere ao governo municipal que implante uma usina termoquímica geradora de energia, uma central de tratamento de resíduos sólidos e um aterro sanitário.

Léo Márcio explica na proposição que uma usina termoquímica pode transformar o lixo produzido no município em energia elétrica, gerando valor, renda e desenvolvimento econômico e social.

“Uma obra desse tamanho mostrará a preocupação de nossa cidade com o meio ambiente, garantirá mais economia de energia aos nossos munícipes e desenvolvimento sustentável”, relatou.

Ainda nesta área, o parlamentar pede a imediata construção de um aterro sanitário moderno e totalmente equipado com todas as especificidades definidas em lei, tais como sistema de impermeabilização e monitoramento, cobertura diária de resíduos, tratamento de gases do aterro e do chorume gerado, distância de 1.500 metros dos núcleos populacionais, com o respectivo tratamento de resíduos sólidos.

Museu
Em seguida, Léo Márcio apresentou a Indicação nº 397/2022, na qual propõe a construção do Museu de Parauapebas.

“É necessário termos um local de preservação da memória de nosso povo, responsável por salvaguardar o patrimônio material e cultural da sociedade. Além do mais, o museu servirá para informar, educar, levar cultura e historicidade, por meio de exposições, multimídias, vídeos, laboratórios e objetos, sendo um espaço para despertar e estimular a reflexão, o debate, a curiosidade e a socialização do nosso povo”, justificou.

O vereador argumentou ainda que um espaço como esse tem o potencial de atrair mais turistas a Parauapebas, servindo como um ponto de atratividade cultural e social, gerando renda e economia à população.

Aprovação
As duas indicações de Léo Márcio foram aprovadas e enviadas para as devidas providências do governo municipal.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022