Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Eliene Soares sugere implantação de filial do Hospital do Câncer de Barretos em Parauapebas

Publicado em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 10h18 | Voltar à página anterior

Com o objetivo de possibilitar o acesso da população de Parauapebas a tratamento humanizado e de alta qualidade contra o câncer, a vereadora Eliene Soares (MDB) propôs ao governo municipal que realize parceria com o Hospital do Câncer de Barretos (SP) para instalar uma filial daquele centro de saúde no município. A sugestão foi realizada por meio da Indicação nº 388/2022, apresentada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (13).

Eliene Soares - MDB

A vereadora relata na proposição que o Hospital do Câncer de Barretos, atualmente conhecido como Hospital de Amor, é um dos mais importantes centros de tratamento oncológico da América Latina e é referência na cura de pacientes diagnosticados com câncer.

A unidade de saúde dá a oportunidade de instalar filiais Brasil afora, para aproximar a qualidade de seus serviços às pessoas que deles precisam. Hoje o hospital tem filiais em Imperatriz (MA), Macapá (AP), Palmas (TO) e Araguaína (TO).

“Parauapebas tem condições financeiras de bancar terreno e toda a estrutura para ter o know-how do Hospital do Câncer de Barretos inteiramente à disposição dos pacientes do município e da região, sem precisar ir a São Paulo em busca de tratamento. E não precisaria gastar mensalmente os R$ 40 milhões por mês que a sede, em Barretos, hoje gasta para manter de pé toda a estrutura de sucesso e que mobiliza gente do Brasil inteiro”, argumentou a vereadora.

Eliene sugere ainda que a Prefeitura de Parauapebas siga o exemplo de Araguaína, que construiu um centro de tratamento oncológico e o entregou ao Hospital de Amor de Barretos para gerir, auxiliando com toda a estrutura complementar, inclusive de pessoal, caso seja necessário.

Novos cargos
Na mesma sessão, Eliene Soares apresentou também a Indicação nº 387/2022, na qual pede ao governo municipal que crie os cargos de designer, fotógrafo, publicitário, tradutor (de inglês e de espanhol), engenheiro de minas, geólogo e educador físico, visando à realização de concurso público em consonância com as atuais demandas administrativas.

Segundo a vereadora, a medida se justifica porque a prefeitura tem carência de designer, fotógrafo oficial e publicitário para reforçar a comunicação institucional; tem carência de tradutor de idiomas, para um município que se pretende ser turístico e que está em constante busca de parceiros e novas relações comerciais com os gringos; tem carência de bacharel em educação física, principalmente para atuar nos programas e projetos de valorização à saúde e ao bem-estar, assim como para orientar atividades físicas nas academias de ginástica ao ar livre; e tem carências de engenheiros de minas e geólogos, porque é o município que mais minera no Brasil, mas é também o único do país que não tem nenhum desses cargos no quadro de pessoal do município. Chegou a ter o cargo de geólogo até 2002, mas foi extinto.

“É necessário criar condições de modernização do setor público municipal de forma que as demandas sejam supridas mediante o uso de mão de obra qualificada e própria da administração. Hoje o governo municipal se ressente da ausência de pessoal em áreas estratégicas e elementares, simplesmente porque no quadro de pessoal do município não há cargos específicos para a cobertura de determinados serviços”, justificou.

Encaminhamento
As duas indicações de Eliene Soares foram aprovadas pelos demais vereadores e serão enviadas ao governo municipal para que tome as devidas providências.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022