Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Implantação de centro oncológico é proposta por Eliene Soares

Implantação de centro oncológico é proposta por Eliene Soares

Publicado em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 11h35 | Voltar à página anterior

Por meio da Indicação nº 368/2022, a vereadora Eliene Soares (MDB) propôs ao governo municipal que implante um centro oncológico em Parauapebas, para dar suporte às pessoas que precisam lutar contra o câncer.

Eliene Soares - MDB

“A medida aqui proposta visa auxiliar no diagnóstico precoce da neoplasia maligna e potencializar a possibilidade de tratamento, oferecendo ao paciente maior chance de cura, sobrevida e qualidade de vida”, justificou a vereadora.

Eliene informa ainda na justificativa da proposição que nos últimos nove anos foram diagnosticadas 398 pessoas com câncer em Parauapebas, de acordo com estatísticas do Ministério da Saúde. Esse número aumenta de forma considerável quando se leva em consideração a quantidade de parauapebenses que obtiveram o diagnóstico fora da cidade.

Os cânceres mais comuns descobertos no município nos últimos anos foram de colo de útero, da mama, leucemia linfoide, no sistema nervoso central, próstata e cólon.

Eliene Soares ressalta ainda que, conforme a Lei Federal nº 12.732/2012, que dispõe sobre o tratamento de paciente com neoplasia maligna, a pessoa com suspeita de câncer deve em até 30 dias ter os exames realizados para elucidação e até 60 dias corridos para ter acesso ao primeiro tratamento. Enfatiza ainda que muitos óbitos são ocasionados por falta de diagnóstico precoce e tratamento.

“Quem já teve na família alguém com essa doença, como eu tive, vai perceber como isso mexe muito com a nossa estrutura. Temos de dar às pessoas com câncer o mínimo de conforto, prestar solidariedade e apoiar as famílias, que muitas vezes estão destruídas naquele momento. Elas precisam ser acolhidas. Assim, nada mais justo ter a possibilidade de tratamento aqui mesmo em nossa cidade”, ressaltou Eliene Soares.

Aprovação
A Indicação nº 368/2022 foi apresentada e aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (6). Posteriormente, a proposição foi enviada para o prefeito Darci Lermen e para o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022