Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Parlamentares solicitam obras de segurança, lazer e reforma de escolas

Parlamentares solicitam obras de segurança, lazer e reforma de escolas

Publicado em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 09h43 | Voltar à página anterior

Os vereadores de Parauapebas aprovaram na sessão ordinária de terça-feira (30) pedido de estudos de viabilidade para implantar ciclovias, guaritas de segurança e a reforma de escolas no município.

Zacarias Marques (PP) começou sua atuação nos trabalhos parlamentares solicitando ao Poder Executivo construção de guaritas de segurança nas praças públicas do município.

Na Indicação nº 355/2022, o parlamentar informou que a construção de guaritas nas praças se faz necessária para melhorar as condições de trabalho dos seguranças na preservação do patrimônio público, porque a presença constante de agentes inibe a presença de vândalos que praticam atos de depredação e de pessoas que utilizam esses espaços para fazer uso de substâncias ilícitas.

Vereador Zacarias Marques

“As guaritas servem como abrigo contra intempéries e condições climáticas mais intensas, como vento forte, chuva e sol. Do mesmo modo, são essenciais para a proteção da integridade física do agente de segurança que se expõe a ações adversas e a investidas violentas, a depender da área onde trabalha”, explicou Zacarias Marques.

Por meio da Indicação nº 356/2022, o legislador requisitou do Poder Executivo estudo de viabilidade para construção de uma ciclovia às margens do lago do Bairro Alto Bonito.

Segundo alegou, a construção de ciclovias contribui sobremaneira para a redução de acidentes, visto que o número destas ocorrências envolvendo carros, motocicletas e bicicletas é exorbitante.

O propositor assegurou ainda que a ocorrência de contratempos entre ciclistas e pedestres é igualmente recorrente. Razão pela qual uma ciclovia no entorno do lago do Bairro Alto Bonito vai permitir que os ciclistas que frequentam e transitam no local possam circular com tranquilidade.

“O lago é frequentado por um grande número de pessoas para prática de atividades físicas como caminhada e corrida. Entretanto, é recorrente o fluxo de ciclistas que utilizam essa faixa por não haver alternativa. Isto ocasiona transtornos tanto para os pedestres, que precisam desviar constantemente dos ciclistas, quanto para os ciclistas, que são obrigados a parar e dar passagem aos pedestres ou mesmo desviar deles, em alguns momentos de forma abrupta, o que pode resultar em quedas”, detalhou Zacarias Marques.

Já o vereador Elvis Silva (MDB), popularmente conhecido como “Zé do Bode”, pediu ao Executivo, por meio de duas proposições, reforma de escolas. Na indicação n° 357/2022, o parlamentar solicitou a reforma total da Escola Municipal Primavera, no Bairro Primavera.

Vereador Zé do Bode

“Zé do Bode” revelou que em visita de rotina pelos bairros da cidade foi interpelado por moradores da Rua Manaus, no Bairro Primavera, sobre a atual situação da única escola do bairro, que está fechada há aproximadamente quatro anos, sob o argumento de manutenção e até hoje não retornou às suas atividades.

“O fechamento da escola fez com que os alunos fossem transferidos para as escolas João Prudêncio de Brito e Chico Mendes, ambas no Bairro Cidade Nova, distantes do local e para alguns chegam a gerar custos de transporte. Os moradores contaram que já foram protocolados diversos abaixo-assinados e encaminhados à Secretaria Municipal de Educação, mas até agora não obtiveram respostas. Além disso, o local já está bastante depredado e tem sido usado por dependentes químicos, motivo pelo qual é urgente a reforma da escola”, afirmou o vereador.

A manutenção das escolas da rede municipal de ensino da zona rural também foi solicitada pelo vereador “Zé do Bode”. Na Indicação nº 358/2022, o vereador destacou que o pedido é resultado das diversas visitas que efetuou na zona rural do município, cumprindo a função de fiscalizador de bens e serviços públicos.

“As escolas da zona rural estão em franca decadência de conservação, necessitando urgentemente de manutenção. São telhados quebrados e com vazamentos, paredes com infiltrações, forros e pisos quebrados, banheiros, tubulações de água, esgoto e redes elétricas carentes de manutenção, assim como as mesas e cadeiras de alunos e de professores, que necessitam de reparos, bem como as quadras de esporte e áreas externas”, concluiu o legislador.

Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as indicações serão enviadas ao Poder Executivo, para que realize os estudos solicitados e avalie as condições das referidas escolas.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg 2022)