Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Zacarias Marques propõe homenagem póstuma a Edelves Araújo, símbolo da luta contra o câncer em Parauapebas

Publicado em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 14h40 | Voltar à página anterior

Por meio da Indicação nº 735/2021, Zacarias Marques (PP) propôs a concessão de uma homenagem póstuma à senhora Edelves Carvalho Araújo, com a inserção de uma imagem dela na unidade móvel de prevenção à saúde da mulher, que foi inaugurada recentemente.

Zacarias Marques - PP

Edelves nasceu em 4 de março de 1970, na cidade de Manaus, Estado do Amazonas. Era casada e teve um filho. Em abril de 2014, ela foi diagnosticada com câncer, iniciou o tratamento da doença e, em virtude de todas as dificuldades que enfrentou, fundou em 2016 o Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan), onde lutou pela assistência à saúde de pessoas com câncer e apoio aos seus familiares. Infelizmente, em 2017, Edelves faleceu por complicações do câncer.

“O que ora se pede é que seja acrescentada à referida unidade móvel a imagem de Edelves Carvalho Araújo, homenagem a que faz jus por ser um exemplo de luta pela vida e pelo tratamento digno às pessoas diagnosticadas com câncer. Edelves merece ser lembrada como símbolo de força feminina e incentivo a outras mulheres na busca por melhores condições de vida por meio de diagnósticos e tratamentos precoces”, argumentou Zacarias Marques.

A Indicação nº 735/2021 foi aprovada na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (23) e enviada ao prefeito Darci Lermen, com cópia para o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges (Ascomleg 2021)