Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Léo Márcio indica oferta de mais cursos no IFPA e construção de nova biblioteca municipal

Publicado em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 12h35 | Voltar à página anterior

Duas proposições foram apresentadas pelo vereador Léo Márcio (Pros) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (16) voltadas para a área da educação.

Léo Márcio - Pros

Cursos
Por meio da Indicação nº 717/2021, o vereador propôs a realização de uma parceria da prefeitura com o Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Parauapebas, para que sejam ofertados cursos de robótica e de programação às crianças e adolescentes oriundos preferencialmente do ensino público fundamental e médio do município.

Na proposição, Léo Márcio informa que, segundo dados levantados pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a área de tecnologia da informação demandará cerca de 420 mil profissionais até 2024. Todavia, o elevado número de vagas disponíveis no mercado de trabalho se contrapõe à baixa quantidade de pessoas qualificadas para prestar esse serviço.

“Sendo assim, é nosso dever na condição de agentes públicos, de pais e da sociedade fomentar, guiar e qualificar os jovens para uma área tão promissora e com tantas possibilidades de desenvolvimento financeiro e social quanto a esse meio de tecnologia e de robótica”, justificou.

Biblioteca
Já na Indicação nº 718/2021, Léo Márcio pediu a implantação de uma nova e moderna biblioteca municipal em Parauapebas, que possa vir a incentivar a leitura, o estudo, o desenvolvimento e até mesmo servir como um ponto turístico na cidade.

Para o parlamentar, a biblioteca atual do município, que funciona nas dependências da Escola Municipal Chico Mendes, não faz jus ao tamanho e à riqueza de Parauapebas.

“Compreendemos ser possível e necessário a implantação de uma nova biblioteca municipal com funcionamento híbrido que disponibilize um amplo acervo de livros físicos e até digitais, que promova oficinais culturais à população e funcione como um espaço turístico a ser visitado por quem venha a Parauapebas”, argumentou Léo Márcio.

O vereador anexou à indicação imagens de algumas bibliotecas que se destacam por funcionar como pontos turísticos e também como espelhos históricos e sociais da localidade. Entre os exemplos estão a Biblioteca da Floresta, em Rio Branco/AC, a Biblioteca Infante Dom Henrique, em Salvador/BA e a Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba/PR.

Aprovação
As duas proposições de Léo Márcio foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen e dos secretários municipais de Governo, Keniston Braga; de Educação, José Leal; e de Obras, Wanterlor Bandeira.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges (AscomLeg 2021)