Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Legislativo concederá título de ‘Cidadão Honorário’ ao procurador municipal Olinto Campos

Publicado em Quinta, 27 de Junho de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

Um dos primeiros procuradores do município de Parauapebas, Olinto Campos Vieira, se tornará cidadão de Parauapebas, apesar de ter nascido em outro município. A cidadania parauapebense será concedida ao servidor, após a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 21/2019, de autoria do vereador Luiz Alberto Moreira Castilho (Pros).

O projeto de decreto foi apreciado na manhã da última terça-feira (25), em sessão ordinária. Na ocasião, os parlamentares presentes reconheceram a relevância dos serviços prestados por Olinto Campos ao longo dos últimos 20 anos, atuando na Procuradoria Geral do Município.

Vereador Luiz Alberto Moreira Castilho (Pros), autor da proposição

Sempre atento às personalidades que ajudam a arregimentar a arte e a cultura no município, Luiz Castilho contou que Olinto foi o primeiro escritor a ter o seu livro analisado e aprovado pela Academia Parauapebense de Letras.

“Escritor de crônicas e poesias, ele permaneceu com colunas nos jornais Correio do Pará, Carajás O Jornal e Regional por quinze anos. Talentoso, em 2018, Olinto teve seu poema ‘Pessoa’ entre os vencedores do concurso nacional novos poetas Poetize”, revelou o vereador Luiz Castilho.

O procurado municipal, que chegou ao município em 1999, também é artista plástico e foi um dos participantes ativos do movimento para instalação da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Parauapebas.

Aos 53 anos de idade, Olinto sempre se dedicou à vida pública. Casado e pai de dois filhos adolescentes, ambos naturais de Parauapebas, o procurador fez e faz parte da história do município.

Ao ter a proposição apresentada aprovada, Luiz Castilho concluiu a discussão acerca da relevância da entrega do título ao procurador, afirmando que a arte, a comunicação, a poesia e o profissionalismo jurídico de Olinto ao município são a forma como ele retribui à cidade que o acolheu.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)