Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Luiz Castilho requer adicional de risco de morte para fiscais sanitários

Luiz Castilho requer adicional de risco de morte para fiscais sanitários

Publicado em Quarta, 26 de Junho de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

O vereador Luiz Castilho (Pros) aproveitou os debates parlamentares de terça-feira (25) para solicitar ao Poder Executivo municipal que crie em projeto de lei o adicional por risco de morte para servidores ocupantes do cargo de fiscal sanitário do município.

Ao pedir o benefício aos fiscais, o parlamentar explicou que a gratificação por risco de morte é uma vantagem vinculada diretamente às condições especiais de execução do serviço.

(Foto: Reprodução Internet)

Castilho contou que outros servidores municipais já recebem a gratificação de risco, como mecanismo de compensar riscos ou ônus da realização do serviço em condições excepcionais.

Para o legislador, a gratificação a esta categoria seria um meio de compensá-la como já ocorre com os demais profissionais. Desta feita, ao fazerem jus ao benefício, os fiscais sanitários da prefeitura receberiam uma vantagem pecuniária correspondente a 20% do vencimento básico do respectivo cargo.

Para efetivar o pedido, Luiz Castilho apresentou ao plenário, em sessão ordinária, a Indicação nº 225/2019. O vereador explicou que os servidores dos cargos de fiscais estão expostos a riscos que não fazem parte da natureza da atividade do cargo.

Vereador Luiz Castilho (Pros)

“No exercício de suas funções, esses servidores ficam suscetíveis à violência, tornando-se potencialmente vulneráveis, já que têm como objetivo a fiscalização”, ressaltou Luiz Castilho.

Na indicação, o parlamentar ainda destacou que a gratificação de risco será devida apenas a servidores que estejam no efetivo exercício de suas atribuições. E que a gratificação não integrará remuneração e nem será computada no cálculo de outra vantagem.

Após a explanação feita sobre as vantagens da viabilização do adicional por risco, os demais vereadores aprovaram unanimemente a proposição, que será enviada à administração pública para análise e possível propositura do projeto de lei solicitado na indicação aprovada.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza (AscomLeg)