Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > João do Feijão requer criação de programa de capacitação para adolescentes de 12 a 18 anos

Publicado em Domingo, 23 de Junho de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

O vereador João Assi (PV), popularmente conhecido como “João do Feijão”, aproveitou a sessão ordinária de terça-feira (18) para debater dois problemas constantes em Parauapebas: a evasão escolar e o recrutamento de jovens em situação de vulnerabilidade social pelo crime organizado.

Segundo explicou o vereador, os jovens que abandonam a escola não conseguem se qualificar e se tornam atraídos pela oportunidade de subsistência oferecida pelo tráfico.

Entretanto, João do Feijão assegurou que ainda é possível garantir um futuro diferente para esses jovens. “Esses meninos e meninas podem se tornar grandes profissionais e contribuir com o desenvolvimento do município, ao invés de engrossarem as fileiras do crime”, assinalou.

O vereador destacou ainda que para mudar a realidade desses jovens é preciso implantar medidas que combatam o recrutamento para o crime e auxiliem no ensino, sendo a capacitação profissional uma excelente ferramenta de resgate desses jovens.

Para tal, o propositor aproveitou a ocasião para apresentar a Indicação nº 205/2019, que prevê a implantação de programa de capacitação para adolescentes de 12 a 18 anos de idade.

A proposta do vereador é que o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ofereça qualificação na área de marcenaria, carpintaria, construção civil (pedreiro e eletricista) e na área da beleza (cabeleireiro e manicure), além de oficinas de raciocínio lógico.

João do Feijão sugeriu que o Executivo firme parcerias com outras instituições públicas e privadas de ensino, para que esses jovens, além de uma profissão, possam retomar à escola e terem a chance de crescer profissionalmente.

O parlamentar recomendou também que o projeto seja desenvolvido junto aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para abranger todos os bairros do município e alcançar maior número de jovens em situação de risco.

“A capacitação profissional para a vida das pessoas significa acesso às oportunidades de trabalho e não só oferece condições para o exercício de determinadas profissões, como também objetiva preparar para uma vida em sociedade”, concluiu João do Feijão.

Após explicar os objetivos do projeto de capacitação e esclarecer que o público alvo do programa são adolescentes de baixa renda, os demais vereadores aprovaram a indicação, que será encaminhada à administração municipal para estudo de viabilidade orçamentária para implementação do pedido.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / Ascomleg