Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Exames óticos poderão ser ampliados na atenção básica de saúde

Exames óticos poderão ser ampliados na atenção básica de saúde

Publicado em Domingo, 23 de Junho de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

A inclusão da atividade óptico-optometrista no quadro de cargos e funções e a prestação dos serviços de optometria na rede pública do município foram sugeridas ao Poder Executivo. De autoria do vereador Marcelo Parcerinho (PSC), a proposição que prevê a inclusão da atividade foi instrumentalizada na Indicação nº 208/2019, apresentada ao plenário na sessão ordinária de terça-feira (18).

Conforme explicou o parlamentar, o profissional optometrista é responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular, sendo capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever soluções ópticas.

Marcelo Parcerinho esclareceu que a presença desse profissional na rede de atenção básica da saúde municipal vai solucionar aproximadamente 80% dos problemas relacionados à visão. Isto porque o optomestrista irá realizar exames optométricos, confeccionar lentes, adaptar lentes de contato, montar óculos e, assim, desafogar o sistema de saúde local, permitindo assistência a inúmeros cidadãos hoje desassistidos.

Para ampliar o atendimento na atenção básica, o parlamento aprovou a proposição apresentada por Parcerinho e a mesma será enviada ao Executivo municipal para análise financeiro-orçamentária de implementação do pedido.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / Ascomleg