Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Jornalista Lima Rodrigues recebe título de ‘Cidadão Honorário’ de Parauapebas

Jornalista Lima Rodrigues recebe título de ‘Cidadão Honorário’ de Parauapebas

Publicado em Terça, 18 de Junho de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

Em sessão solene da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (18), o jornalista Josivaldo Lima Rodrigues recebeu o título de “Cidadão Honorário” de Parauapebas, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município, na área social e de comunicação.

Rafael entrega título de "Cidadão Honorário" a Lima Rodrigues

Lima Rodrigues nasceu em 19 de setembro de 1959, em Marabá (PA). É jornalista, radialista, poeta cordelista, escritor, produtor e apresentador do programa Conexão Rural, da Rede TV Parauapebas e Marabá. Há quase 10 anos faz trabalhos na área da comunicação no Pará e no Maranhão.

O jornalista foi agraciado com o título por meio do Decreto Legislativo nº 14/2018, de autoria do vereador Rafael Ribeiro Oliveira (MDB) e aprovado pelos demais parlamentares em dezembro do ano passado.

Social
Recentemente, Lima teve uma atuação social que despertou a admiração de muitas pessoas em Parauapebas. O jornalista ajudou um morador de rua, Gabriel Carvalho, a voltar para casa. Com o trabalho, que durou mais de um ano, o jornalista conseguiu identificar o homem, localizar a família dele, que é de Brasília (DF) e Formosa (GO). Segundo familiares, Gabriel estava desaparecido há 20 anos.

Durante a entrega do título, Rafael Ribeiro ressaltou a relevância do trabalho de Lima Rodrigues, tanto na área da comunicação quanto no âmbito social.

“O histórico deste homem é de muito trabalho prestado, não só a Parauapebas. Tem uma atuação muito forte nas áreas de comunicação e imprensa. Já presidiu a Academia Parauapebense de Letras e atualmente é vice-presidente. E tem um trabalho fantástico, ajudando pessoas, não só o Gabriel, que foi o caso mais emblemático, mas inúmeras outras famílias e pessoas que precisam. Por isso propus esta homenagem e a partir de hoje ele passa a ser de fato um cidadão parauapebense”, enfatizou Rafael Ribeiro.

Rafael discursa sobre trajetória de Lima

O vereador Horácio Martins destacou a atuação do jornalista à frente do programa Conexão Rural. “Seu trabalho tem valorizado muito a zona rural e o empreendedor do campo. A agricultura familiar tem sido muito divulgada nos últimos anos pelo nosso amigo Lima Rodrigues”.

Desaparecidos
Lima Rodrigues agradeceu Rafael Ribeiro e todos os vereadores pelo título. “Sinto-me muito honrado. Moro aqui há mais de oito anos e realmente me sinto um parauapebense”.

Durante seu pronunciamento, o jornalista contou que após o caso de Gabriel, que teve grande repercussão, recebeu vários pedidos de ajuda e está investigando 15 casos de pessoas desaparecidas.

Lima Rodrigues apresentou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontando que a cada hora oito pessoas desaparecem no Brasil. De 2007 a 2017, 786.071 pessoas sumiram. Só nos últimos dois anos 82.684 pessoas desapareceram.

“Esses dados mostram uma realidade triste e ignorada por boa parte da população e pelos órgãos públicos. Detalhe: a cada grupo de 10 pessoas desaparecidas quatro são crianças e adolescentes. Na região Norte, o Pará aparece em 4º lugar, atrás do Acre, Amapá e Amazonas, em número de pessoas desaparecidas”, informou.

O jornalista apresentou números sobre pessoas desaparecidas no Brasil

Lima Rodrigues finalizou sua fala fazendo um pedido aos parlamentares. “Gostaria de fazer um apelo aos vereadores: que formem uma comissão e procurem a Assembleia Legislativa do Estado do Pará para tratar mais deste assunto, que é tão preocupante. Muitas famílias estão sofrendo com pessoas desaparecidas. Seria interessante que os vereadores procurassem analisar melhor essa questão, para buscar uma forma de ajudar ou amenizar a situação dessas pessoas”.

Currículo
Lima Rodrigues foi criado em Imperatriz (MA) até a adolescência, morou em Uberaba (MG) e em Brasília por mais de 30 anos.

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelo então Centro Universitário de Brasília (Ceub). Trabalhou na antiga Radiobras, hoje Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), por 17 anos. Atuou fazendo a cobertura jornalística do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional desde o início do governo do presidente José Sarney até o início do mandato do presidente Lula. Neste período, foi correspondente de diversas emissoras e trabalhou também como assessor de imprensa.
Presidiu o Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados e foi chefe do Núcleo de Rádio da Assessoria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Lima Rodrigues escreveu em literatura de cordel as biografias de várias personalidades e é autor do livro infantil “Pituco, o defensor dos rios e das florestas”.

Homenageados e vereadores

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / Ascomleg