Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Radialista Elson Brito recebe da Câmara Municipal título de 'Cidadão Honorário'

Radialista Elson Brito recebe da Câmara Municipal título de 'Cidadão Honorário'

Publicado em Segunda, 17 de Junho de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

Se dissessem a Elson Brito, quando ainda era uma criança, que um dia ele realizaria o sonho de ser radialista e seria reconhecido por isso, provavelmente ele não acreditaria. Mas esse sonho tornou-se realidade na manhã de hoje (18), durante sessão solene na Câmara Municipal, quando ele recebeu o título de “Cidadão Honorário” de Parauapebas, pelos relevantes serviços prestados na área de comunicação.

A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 20/2019, proposto pelo vereador Joel do Sindicato (DEM) e aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares.

Emoção

Para o autor da proposição, o título é uma maneira de reconhecer a atuação de Elson e incentivá-lo a continuar trabalhando pelo bem estar social de Parauapebas.

“Elson é um radialista que dá a informação como deve, sem atacar ninguém, com isenção e qualidade”, enfatizou Joel do Sindicato.

Ao receber o título, Elson Brito, que mora em Parauapebas desde 2003, lembrou as dificuldades enfrentadas no início da carreira de radialista no município, quando chegou a trabalhar até mesmo sem receber em rádios piratas. O homenageado relatou que naquela época em Parauapebas não havia emissoras regularizadas e trabalhar na informalidade era a única opção para quem queria informar a população. Um risco enfrentado somente pelas pessoas apaixonadas por comunicação, tendo em vista que as operações da Polícia Federal eram constantes.

“O início do rádio em Parauapebas foi de grandes lutadores. Infelizmente, muitos não tiveram a oportunidade de continuar, mas eram eles que tinham o compromisso de levar informação e prestação de serviços a comunidade”, contou.

Elson agradeceu ao diretor-presidente da Rádio Arara Azul FM, Raimundo Cabeludo, pela oportunidade que teve na emissora para aprimorar sua carreira de radialista. Ele participou do processo de implantação da rádio, já foi responsável pela programação musical e até diretor administrativo, além de locutor.

Desde 2014, apresenta o carro-chefe da rádio, o programa Alerta 96. Todas as manhãs Elson Brito entra na casa dos ouvintes, por meio das ondas sonoras do rádio, levando muita informação e entretenimento.

O radialista também ofereceu a honraria a todos os profissionais que trabalham na Arara Azul FM e se empenham para levar a melhor programação aos ouvintes.

História

Elson Brito nasceu no dia 28 de outubro de 1975 no município de Maringá (PR) e iniciou sua carreira no Rádio em 1995.

Descobriu sua vocação para comunicação ao conhecer o rádio, um veículo que achou fascinante. Bateu em muitas portas até ter a primeira oportunidade na Rádio Colmeia AM, em Mandaguaçu (PR), onde deu início à carreira de radialista. Começou como discotecário, foi produtor, locutor e vendedor de publicidade.

Em 1998, foi trabalhar como operador de áudio na Rádio CBN (Central Brasileira de Notícias), do grupo Globo e Rede Paranaense de Televisão. Na emissora também atuou como locutor publicitário e posteriormente foi promovido a supervisor de áudio.

Cinco anos depois, em novembro de 2003, o grupo Rede Paranaense vendeu a emissora. Então, Elson foi trabalhar como locutor em lojas do comércio. Neste mesmo ano, a empresa na qual trabalhava veio para Parauapebas e ele recebeu a missão de gerenciar uma filial na cidade.

Em 2006, a loja foi vendida e Elson decidiu continuar em Parauapebas e empreender. Foi então que criou uma loja de confecções na Rua do Comércio, chamada Bem Barato.

O empreendimento funcionava em horário comercial. Elson ficava no local no período da manhã e na parte da tarde subia o Morro do Macaco a pé para apresentar um programa na então Rádio Estação Sat. Na época, trabalhava apenas por gostar de rádio, pois não era remunerado pelo serviço e ainda corria muitos riscos, já que a emissora não era legalizada.

Em 2007, recebeu o convite para integrar o quadro de locutores da Rádio Arara Azul FM. Nos dois primeiros anos da emissora, Elson foi responsável por toda a programação musical. Posteriormente, foi diretor administrativo e apresentou os programas Som da Tarde e Dose Dupla. Desde 2014, é o âncora do programa Alerta 96.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / Ascomleg