Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Elias Ferreira pede mais fiscalização no abate de animais para consumo humano

Elias Ferreira pede mais fiscalização no abate de animais para consumo humano

Publicado em Quarta, 12 de Junho de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

Na sessão ordinária da última terça-feira (11), o vereador Elias Ferreira (PSB) pediu ao Executivo municipal que realize um convênio através da Secretaria Municipal de Agricultura com os abatedouros instalados na cidade para atender abate de bovinos, suínos, caprinos/ovinos e frangos dos pequenos produtores rurais.

O vereador explicou, por meio da Indicação nº 182/2019, que é necessário um local adequado para o abate dos animais, conforme as determinações do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, para evitar comprometimento da saúde dos consumidores de carne no município.

Segundo comentou Elias Ferreira, há indícios da ocorrência do abate clandestino de animais em razão da paralisação do serviço público pela Prefeitura Municipal. Tal situação pode expor o consumidor ao risco de toxi-infecções alimentares e zoonoses, comprometendo, de forma preocupante, a saúde pública municipal.

“Em caso de abate clandestino, há a inexistência de mínimas condições de higiene, já que a carne, em razão do local em que ocorre o abate, fica exposta a insetos e a poeira, não havendo qualquer esterilização do local ou dos objetos utilizados”, relatou o vereador.

Em razão da clandestinidade, não há fiscalização sanitária por órgão federal, estadual ou municipal, impossibilitando avaliar o estado de saúde dos animais sacrificados.

O legislador destacou que uma infraestrutura adequada para o abate de animais e comercialização dos produtos é de necessidade urgente. “Como o Executivo é o responsável pela implantação de políticas públicas, deve colocar em seu planejamento de execução a merecida qualidade de vida aos consumidores do município. Com isso, a gestão evitará que animais sejam abatidos na folha, prevenindo patologias diversas”, concluiu o vereador Elias Ferreira. Por isso, o pedido do parlamentar para a realização de convênio com abatedouros legalizados.

Para eliminar possíveis problemas na saúde pública, os vereadores aprovaram a solicitação, que será enviada para análise do Executivo municipal.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)