Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > João Assi requer a implantação de coleta seletiva do lixo

João Assi requer a implantação de coleta seletiva do lixo

Publicado em Quarta, 12 de Junho de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

O lixo é hoje um dos maiores problemas da sociedade moderna. O acúmulo e a forma correta de descarte têm sido alvo de acalorados debates, já que muito do que é descartado poderia ser reutilizado.

Para estimular o descarte correto do lixo doméstico, o vereador João Assi (PV) pediu ao Poder Executivo que solicite junto à empresa que realiza a coleta do lixo em Parauapebas que passe a oferecer o serviço de coleta seletiva e que redirecione o material reutilizável coletado às associações de coletores de reciclável.

“Muito do que descartamos hoje tem valor econômico para centenas de pessoas que retiram literalmente do lixo sua sobrevivência. Enviar o material coletado para essas pessoas é garantir a elas uma forma de subsistência mais digna e rentável, o que também é obrigação de um governo preocupado com o social”, ressaltou o vereador João Assi.

O legislador ainda explicou que a coleta seletiva vai diminuir a quantidade de material descartado no aterro sanitário e, ao mesmo tempo, fortalecer as associações de catadores já existentes em nossa cidade.

João Assi contou que esse tipo de iniciativa é fundamental para uma cidade que pretende fazer do ecoturismo uma fonte geradora de emprego e renda e uma, ainda, alternativa para quando as minas de ferro se exaurirem.

"É impossível pensar em um polo turístico com foco no meio ambiente que não tenha em seu meio coleta de lixo seletiva, saneamento básico, parques, hortos e um mínimo de limpeza e segurança para os habitantes locais e visitantes", concluiu o vereador.

O pedido para a implementação da coleta de lixo foi oficializado na Indicação nº 180/2019. A proposição foi debatida e aprovada pelos parlamentares na sessão ordinária desta terça-feira (11). Com a aprovação, o pedido será encaminhado à administração municipal para análise financeiro-orçamentária de implementação da solicitação.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)