Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Francisca Ciza indica liberação de recursos para construção de restaurante popular

Publicado em Quarta, 05 de Junho de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

Para tornar mais acessível as refeições com baixo custo para a comunidade, a vereadora Francisca Ciza (DEM) solicitou ao chefe de Poder Executivo municipal que determine e libere recursos para a construção de um restaurante popular.

O pedido foi apresentado ao plenário na Indicação nº 162/2019, em que a legisladora explicou que um restaurante popular vai ajudar a reduzir a fome no município, dando acesso a refeições equilibradas e adequadas à população carente.

A vereadora lembrou que em 2009 houve o primeiro pedido para a realização do projeto do restaurante popular. Em 2016, foi lançada a pedra fundamental da construção e a área destinada era localizada em frente ao Sistema Nacional de Emprego (Sine). O local era estratégico porque iria atender aos trabalhadores que buscam colocação no mercado de trabalho na instituição.

Ainda em 2016, o Executivo municipal recebeu o recurso de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) como contrapartida do governo federal, mas, como a construção não foi executada, o recurso foi devolvido.

Ante a perda no recurso, a área doada para instalação do restaurante agora abrigará outro projeto no local, desta vez um centro de apoio ao turismo.

Como nosso povo necessita tanto deste serviço, peço novamente ao Poder Executivo que determine a construção do restaurante popular. Como sugestão, sugiro que a área destinada seja a conhecida como antiga Escola Sementinha, localizada na Rua B, com Rua 6.

Além de ficar acessível às pessoas que estão em busca de emprego no Sine, o restaurante também garantirá acesso rápido e fácil às pessoas que buscam atendimento no Hospital Geral de Parauapebas (HGP) e Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), além de funcionários e clientes do comércio dos bairros Cidade Nova e União. A nova localização também será estratégica para quem se encontra na portaria de Carajás e nas escolas das redondezas.

Por ser uma necessidade da população, os vereadores aprovaram a proposição, que será enviada ao Executivo municipal para análise e possível implementação do pedido.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)