Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereador ‘Joel do Sindicato’ sugere doação de espaço para implantação do Hemopa

Vereador ‘Joel do Sindicato’ sugere doação de espaço para implantação do Hemopa

Publicado em Terça, 04 de Junho de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

Na sessão ordinária desta terça-feira (4), o vereador Joel Alves, popularmente conhecido como “Joel do Sindicato” (DEM), solicitou ao prefeito municipal a criação de um projeto de lei que autorize a doação de uma área pública destinada à Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

O pedido foi oficializado por meio da Indicação nº 158/2019, debatido durante a sessão. Na proposição, o parlamentar explicou que, atualmente, o Hemopa é referência nacional e internacional no processamento do sangue e no tratamento de doenças hematológicas.

A Fundação priorizou investimentos em tecnologia para garantir a qualidade e precisão de seus serviços, por isso possui absoluto rigor na triagem e um esforço diário de captação de voluntários que busca garantir a segurança nos procedimentos de coleta de sangue e de transfusão.

Joel do Sindicato contou ainda que o Hemopa não apenas coleta, processa, armazena, irradia e distribui o sangue para a rede hospitalar do estado, mas, também disponibiliza serviços de atendimento médico para pacientes portadores de doenças hematológicas, por meio da equipe multidisciplinar com médicos, biomédicos, farmacêuticos bioquímicos, odontológicos, fisioterapeutas, fisiatras, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.

Além disso, há um investimento que é imensurável e traz um retorno enorme para a sociedade: a conscientização da população para a corresponsabilidade na manutenção do estoque de sangue do Hemopa.

Devido à relevância do trabalho prestado pela Fundação Hemopa, o vereador Joel solicitou que o Poder Executivo dê encaminhamento na elaboração do projeto de lei que assegura a doação da área pública.

Para contribuir com o desenvolvimento social e proporcionar condições melhores às instituições que atuam na área da saúde no município, os vereadores aprovaram a indicação, que será enviada à administração municipal para análise de viabilidade orçamentária do pedido.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)