Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Eliene Soares propõe construção de quadra poliesportiva e estacionamento na Ufra

Publicado em Quinta, 30 de Mai de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

Com objetivo de garantir conforto e acessibilidade aos estudantes do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no município, a vereadora Eliene Soares (MDB) solicitou a construção de uma quadra poliesportiva coberta e estacionamento, a fim de proporcionar aos universitários treinos e a participação em jogos universitários em níveis regional e nacional, além da viabilidade de alocarem seus veículos com segurança, melhorando a circulação interna.

A vereadora fez os pedidos ao governo municipal na sessão da última terça-feira (28), por meio da Indicação nº 151/2019 e explicou que o auxílio da administração local é fundamental, uma vez que o campus não pode custear as obras em razão dos cortes no orçamento impostos pelo governo federal.

Segundo ainda Eliene Soares, apesar de o prédio estar finalizado, ainda há muito a ser feito, em termos de infraestrutura, para que a Ufra funcione plenamente e esteja apta a receber novos cursos de graduação.

“A juventude precisa de cursos superiores e, antes de tudo, o município precisa ter condições de receber os cursos que estão a caminho. Uma das demandas mais antigas dos universitários da Ufra é uma quadra poliesportiva coberta, já que os estudantes anualmente participam de competições esportivas regionais e nacionais e o campus local não possui espaço para prática dos treinos”, destacou a vereadora.

Ao justificar a necessidade da quadra, Eliene revelou que na gestão anterior foi feito o compromisso para a construção da quadra de esportes. A obra, estimada à época em R$ 866 mil, chegou a ser licitada e deveria ter sido entregue há cinco anos. Devido ao desnível no terreno, a ideia da obra morreu no nascedouro e, portanto, não saiu do papel.

Outra demanda, considerada urgente pela vereadora, é o estacionamento do campus. Conforme dados levantados por Eliene Soares, a Ufra tem, entre alunos e servidores, cerca de 300 pessoas que possuem transporte próprio e, por causa da distância até a universidade, muitos utilizam veículos particulares para o deslocamento.

A falta de estacionamento no campus é uma queixa constante da comunidade acadêmica, visto que, em razão do isolamento da praça universitária, os veículos, por vezes, são estacionados em qualquer local, o que pode acabar incentivando a criminalidade, e um estacionamento ajudaria a melhorar a circulação interna do campus.

Como a construção desses espaços vão contribuir com a qualidade da vivência e do desempenho universitário dos alunos da instituição, os vereadores aprovaram a indicação, que será enviada à administração municipal para análise de viabilidade orçamentária do pedido.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)