Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Joelma Leite solicita criação do Programa Municipal de Estímulo ao Cooperativismo

Publicado em Quarta, 15 de Mai de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

A vereadora Joelma de Moura Leite (PSD) tem sua atuação parlamentar marcada por proposições que visam a sustentabilidade e o desenvolvimento do município. Proposições com foco no turismo e no cooperativismo têm sido apresentadas constantemente pela legisladora.

Na sessão ordinária desta terça-feira (14), novamente, a vereadora manifestou apoio ao cooperativismo. Por meio da Indicação nº 128/2019, apresentada na ocasião, Joelma Leite pediu ao Poder Executivo a criação do Programa Municipal de Estímulo ao Cooperativismo.

Ao explicar a importância do pedido, Joelma destacou que atualmente o sistema cooperativista tem sido bastante evidenciado pelo seu constante crescimento e pela sua participação no combate à exclusão social, valorizando o homem pelo que ele é e não pelo que ele possui.

A sociedade cooperativa possui legislação própria, de modo que toda decisão tomada dá-se pelo voto de todos. Assim, o cooperativismo é uma opção ao desenvolvimento social.

Vereadora Joelma de Moura Leite

“O cooperativismo nada mais é que uma associação de pessoas unidas a fim de cooperar umas com as outras, buscando solução de problemas econômicos por meio da solidariedade humana. É um sistema econômico e social que busca, através das cooperativas, a organização e a distribuição de renda”, alegou a vereadora Joelma Leite.

A parlamentar também ressaltou que o cooperativismo se fortalece em resposta às dificuldades socioeconômicas, como um fator de inclusão social e como uma alternativa para que muitos se mantenham no mercado de trabalho. Com constituição jurídica própria, esta é uma alternativa para a organização do trabalho, principalmente na prestação de serviços e terceirização.

A característica de não criar vínculo empregatício favorece a competitividade e facilita a atuação em vários setores de economia. Fortalecido em conceitos de humanismo, liberdade, igualdade, solidariedade e de racionalidade, o cooperativismo busca construir uma sociedade melhor, destacando-se cada vez mais como uma opção e uma solução para o crescimento da economia em tempos difíceis.

Para proporcionar políticas públicas efetivamente proveitosas para as áreas econômica e social do município, os vereadores aprovaram a indicação, que será encaminhada à administração municipal, para que ocorra a análise orçamentária do pedido de criação do Programa Municipal de Estímulo ao Cooperativismo.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva / Foto: Kleyber Souza (AscomLeg)