Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Eliene Soares solicita manutenção da iluminação pública e pontos de coleta de resíduos sólidos

Publicado em Terça, 14 de Mai de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

Duas proposições da vereadora Eliene Soares (MDB) foram aprovadas na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (14).

Bairro dos Minérios
A primeira matéria votada foi a Indicação n° 129/2019, na qual a parlamentar pede ao governo municipal a implantação, manutenção e/ou reparação da iluminação pública em vias e logradouros do Bairro dos Minérios.

Na proposição, Eliene Soares argumenta que a falta de iluminação pública adequada potencializa os indicadores de violência.

“A escuridão propicia a ocorrência de vários delitos, gera sensação constante de insegurança a residências, pequenos comércios e templos religiosos; e deixa muitos cidadãos de bem reféns do medo e prisioneiros em seus lares. Os transtornos decorrentes da ausência de iluminação pública na maioria das vezes geram despesas sociais muito maiores que os custos para sua oferta”, diz trecho da proposição.

A vereadora lembrou ainda que na Lei Orçamentária Anual (LOA) estão previstos para este ano R$ 13 milhões, via Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), para serviços de manutenção, ampliação e eficiência do parque de iluminação pública em Parauapebas.

“Essa iluminação precisa chegar à porta das casas dos milhares de habitantes do Bairro dos Minérios, cujas vias mais problemáticas, do ponto de vista da oferta desse serviço, são a Avenida 2 e as ruas 7, 17, 18, 23, 30 e 35”, acrescentou a vereadora.

Pontos de coleta
Logo depois, Eliene Soares propôs, na Indicação n° 131/2019, a implantação de pontos dispersos de coleta de resíduos sólidos na área urbana da cidade, objetivando promover saneamento ambiental e qualidade de vida à população, com potencial, inclusive, de geração de trabalho e renda para as pessoas que sobrevivem do recolhimento de material reciclável, organizadas ou não em cooperativas.

Na justificativa da indicação, a vereadora argumenta que a população de Parauapebas cresceu bastante nos últimos anos e junto com ela a produção de resíduos, que ainda não tem destinação adequada. Tal situação leva as pessoas a conviverem com lixo e esgoto a céu aberto.

“É imprescindível ao município implementar mecanismos de coleta seletiva para selecionar e separar os resíduos recolhidos conforme sua composição, origem e similaridades como vidro, plástico, resíduos industriais, substâncias orgânicas, metais, lixo hospitalar e papel. Indica-se, assim, que o município crie e disperse pontos de coleta seletiva na área urbana para que os moradores depositem seus resíduos sólidos de modo adequado e contribuam com a concepção de educação ambiental e cidade limpa, gerando renda e saúde para todos”, relatou Eliene Soares.

Encaminhamento
As duas indicações foram aprovadas e serão enviadas para análise e devidas providências do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleiber de Souza / Ascomleg