Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereador Rafael Ribeiro propõe título de ‘Cidadão Honorário’ ao pioneiro ‘Valdir da Usina’

Publicado em Domingo, 12 de Mai de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

Foi aprovado na sessão da última terça-feira (7) da Câmara Municipal de Parauapebas o Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2019, de autoria de Rafael Ribeiro (MDB), que concede o título de “Cidadão Honorário” ao ex-vereador Valdir Antônio Pereira, conhecido como “Valdir da Usina”, em reconhecimento aos importantes serviços prestados no município.

Rafael recebe Valdir da Usina no plenário da Câmara

Na justificativa da proposição, Rafael apresenta um relato da trajetória do ex-vereador para embasar a entrega do referido título.

Trajetória
Valdir da Usina é natural de Sacramentos (MG) e chegou à região que se tornaria Parauapebas em 1983, depois de ter trabalhado na construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Aqui ele se tornou um empreendedor e criou sua primeira usina de beneficiamento de arroz, no Bairro Rio Verde, passando a ser conhecido como Valdir da Usina.

Na época, Parauapebas vivia tempos de intensas discussões acerca de sua emancipação política. Nesse contexto, Valdir criou a Associação de Moradores de Parauapebas, um instrumento de luta para o município que surgia.

Ele ingressou na política na primeira eleição municipal realizada em Parauapebas, no ano de 1988, concorrendo a uma vaga para vereador. Não foi eleito, mas ficou como suplente e posteriormente assumiu o mandato, ocupando a vaga de João Prudêncio de Brito, após a morte deste. Nos pleitos seguintes, foi eleito por mais três vezes, tendo o esporte local como sua principal bandeira.

Valdir da Usina foi responsável pela criação da Liga Esportiva e construção de sua sede. Titulou para a entidade a área onde posteriormente seria construído o Estádio Rosenão, registrou 12 clubes de futebol, construiu campos de futebol nas vilas Palmares I, Cedere I e Paulo Fonteles. Também criou a escolinha de futebol, para formação de atletas.

O ex-vereador teve atuação reconhecida ainda em políticas voltadas para a juventude, apoiando a criação de grêmios estudantis e de quadrilhas juninas.

Valdir da Usina deixou a política em 2004 e atualmente, com 66 anos de idade, diz que é uma pessoa feliz por tudo que conseguiu realizar em favor da comunidade de Parauapebas e deseja que a cidade continue no caminho do desenvolvimento.

Entrega
Tendo em vista que se trata de uma matéria de competência privativa do Legislativo, o Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2019 será encaminhado para promulgação pelo presidente da Câmara Municipal, Luiz Castilho (Pros), e entrará em vigor na data de sua publicação.

Luiz Castilho e Valdir da Usina

A entrega do título será agendada posteriormente, sendo certo que ocorrerá durante sessão solene.

Valdir da Usina com o vereador Maridé Gomes

Vereador Zacarias Marques com Valdir da Usina

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleiber de Souza / Ascomleg