Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Luiz Castilho sugere criação de espaço gastronômico na Rua 14 e solicita área para esportes radicais

Publicado em Terça, 19 de Março de 2019, 21h00 | Voltar à página anterior

O vereador Luiz Castilho (Pros), presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, apresentou duas indicações na sessão ordinária desta terça-feira (19), sugerindo ao gestor municipal a decretação da Rua 14, no Bairro União, como espaço gastronômico a partir das 18 horas, todos os dias, vedando a circulação de veículos automotores; e a doação de cinco alqueires de uma área localizada na Fazenda Montanha para prática de esportes radicais.

Indicação nº 53/2019
O pedido para transformar a Rua 14 num espaço gastronômico foi feito através da Indicação nº 53/2019, na qual o propositor justifica que o logradouro é bastante frequentado pela sociedade e vocacionado ao atendimento de serviços ligados à demanda gastronômica, evidenciado, sobretudo, no período noturno.

Luiz Castilho lembra que aquela via pública passou por uma revitalização não muito longínqua para dar homogeneidade às calçadas, bem como para passar a rede de fiação elétrica e outras por meio subterrâneo, dando mais conforto e segurança aos munícipes.

“O que se pretende com a presente indicação é que o Executivo decrete toda a extensão da Rua 14 em espaço gastronômico e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados, todos os dias, a partir das 18 horas, proibindo, por meio de obstáculos, o fluxo de veículos automotores, de modo a proporcionar à população uma rua de tráfego livre para os pedestres e assim poder desfrutar de tudo o que o espaço proporciona”, sugere o vereador.

O parlamentar destaca que o espaço proposto proporcionará, além da atividade gastronômica, música de qualidade, atividades culturais diversas, venda de artesanatos diversos, souvenires, farta iluminação, segurança ostensiva e sensação de segurança para que as pessoas e famílias possam desfrutar de tudo quanto o pedaço da cidade possa oferecer, de forma tranquila, segura, respeitosa e pacífica.

Indicação nº 54/2019
Já a solicitação de área para a prática de esportes radicais foi feita por meio da Indicação 54/2019. Segundo Luiz Castilho, Parauapebas conta hoje com grandes nomes de atletas das modalidades de motocross, BMX, velocross, kardcross, mountain bike, kart, skate e patins, mas a cidade ainda não oferece espaço adequado para a prática desses esportes radicais.

“Parauapebas possui pilotos de motocross como Marcelo Dantas, campeão paraense e da Taça Rômulo Maiorana; Marquinho Barcelos, nove vezes campeão paraense, campeão tocantinense, campeão goiano e em 2019 participará do campeonato brasileiro; e Artur Rocha, campeão paraense na modalidade infantil por duas vezes, aos dez anos de idade”, revela o presidente da Câmara.

Segundo ainda o vereador, essas modalidades esportivas podem oferecer, de certa forma, mais riscos do que os desportos em geral, o que as tornam mais emocionantes, já que exigem um maior esforço físico e maior controle emocional.

Por último, Luiz Castilho explica que o esporte contribui para a melhoria das relações sociais, uma vez que pode unir, de uma maneira espontânea e criativa, as pessoas na comunidade. Além disso, pode ser uma excelente forma de inclusão social, ao permitir oportunidades iguais de participação, independente de gênero, raça ou habilidade.

“O intuito do projeto é criar uma área para que se possa promover tais esportes com eventos e palestras com a finalidade de apresentar àqueles que ainda não os conhecem e incentivar a prática de esportes”, finaliza Luiz Castilho.

Depois de serem apresentadas em plenário, as duas indicações foram aprovadas e agora elas serão encaminhadas para submeter-se à avaliação do Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Anderson Souza / Ascomleg