Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Ciza e Joel pedem recuperação de rua no Jardim Canadá e construção de poço artesiano em escola

Publicado em Terça, 05 de Junho de 2018, 21h00 | Voltar à página anterior

Os vereadores Francisca Ciza e Joel Alves, ambos do DEM, sugeriram na sessão de terça-feira (5) que o prefeito Darci Lermen providencie a recuperação da Rua 86, Quadra 2, no Bairro Jardim Canadá, bem como das ruas circunjacentes, e a construção de um poço artesiano para fornecimento de água aos alunos da Escola Plácido de Castro, localizada no Bairro da Paz.

Recuperação de rua
Para recuperar a citada rua no Bairro Jardim Canadá, com pavimentação e drenagem, os vereadores justificam na Indicação nº 194/2018 que a referida via é bastante utilizada pela população, mas atualmente se encontra em estado precário de trafegabilidade, dificultando o acesso da comunidade e a entrega de produtos e serviços.

Poço artesiano
O pedido para construção de poço artesiano foi feito por meio da Indicação nº 195/2018, na qual os parlamentares explicam que a Escola Plácido de Castro é frequentada diariamente por mais de 700 alunos, além de professores, vigias, merendeiras e demais servidores necessários para o bom funcionamento da prestação de serviços educacionais.

Joel Alves e Francisca Ciza justificam a necessidade de construção de poço artesiano na referida escola, afirmando que o abastecimento de água no estabelecimento de ensino é feito por carros pipas, situação que nem sempre atende à comunidade escolar.

Cursos para professores
Na Indicação nº 196/2018, de autoria apenas de Francisca Ciza, a vereadora explica que o beneficio visa oferecer 40 vagas de especialização para quem se encontra no exercício de magistério e não possui nenhuma; 40 vagas de especialização em gestão escolar; 40 vagas (bolsas) para mestrado; e 40 vagas de intercâmbio internacional.

Além do custeio do curso pretendido, caberá aos cofres públicos a manutenção do salário do professor contemplado durante toda vigência da especialização.

“O critério adotado para concessão do benefício deverá abranger alguns itens a serem definidos com a Secretaria Municipal de Educação, como assiduidade do professor, domínio da língua estrangeira, no caso de vagas de intercâmbio para outro país, entre outros”, detalha Francisca Ciza.

As três indicações foram aprovadas em plenário e agora serão avaliadas pelo Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Foto: Orion Lima / Ascomleg