Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Implantação do Hospital Municipal da Mulher e da Criança é proposta por vereadora Eliene

Publicado em Quinta, 17 de Mai de 2018, 21h00 | Voltar à página anterior

Alegando que Parauapebas apresenta índices de crescimento acima da média do Pará e até mesmo do Brasil, a vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou a Indicação nº 154/2018, propondo ao prefeito Darci Lermen que encaminhe à Câmara Municipal projeto de lei versando sobre a implantação do Hospital Municipal da Mulher e da Criança no local onde funciona atualmente o Pronto Socorro Municipal.

Para a vereadora, Parauapebas é um polo de atração populacional devido à exploração mineral, ao processo de colonização e à reforma agrária. Além de muitos habitantes, a cidade ainda atrai moradores da região, que vêm para cuidar da saúde.

“Parauapebas é habilitada em gestão plena. Tem a responsabilidade de garantir o acesso universal, igualitário e integral do Sistema Único de Saúde à população própria, atualmente estimada em 202.356 habitantes e, também, pela proximidade e resolutividade da rede assistencial de saúde, naturalmente atrai para si a população residente no entorno da Serra dos Carajás, que envolve os municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás”, informou Eliene Soares.

A parlamentar acredita que o número de pessoas que procurarão por atendimentos em Parauapebas dever ser ainda maior quando a Rodovia Trans-Carajás estiver pronta, pois facilitará o acesso de mais municípios à Capital do Minério. A referida via ficará entre a BR-153, na região de Araguaína (TO), passando pelo município de Canaã dos Carajás e finalizando em Parauapebas. “A partir da via Trans-Carajás, Parauapebas deverá se tornar sede de um Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará”, acrescentou.

Na proposição, Eliene explica que a transferência da obstetrícia e pediatria, que hoje funcionam no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), deverá ser realizada mediante operação previamente planejada, levando em conta a possibilidade de remanejamento de pessoal, dos equipamentos, material permanente e mobiliário para a nova unidade hospitalar. Enfatizou ainda que com a mudança serão liberados de imediato pelo menos 62 leitos no HGP, abrindo a possibilidade real da implantação dos serviços de média e alta complexidade em cardiologia e oncologia.

“O Hospital Municipal da Mulher e da Criança de Parauapebas deverá se constituir em excelência na assistência integral à saúde da mulher e da criança em seus diversos ciclos de vida, mas principalmente com a decisão da gestão e da sociedade em geral de reduzir o índice de mortalidade infantil e materna em nosso município e região”, finalizou Eliene Soares.

A indicação foi aprovada por todos os vereadores na sessão da Câmara Municipal de terça-feira (15) e será enviada para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Sousa / Ascomleg