Página inicial > Últimas Notícias (2) > Luiz Castilho sugere inclusão de jovens no mercado de trabalho e cargo de tecnólogo em gestão pública no plano de cargos e salários

Nas três indicações apresentadas na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (27), o vereador Luiz Castilho (Pros) sugeriu que o governo municipal facilite a inclusão de jovens no mercado de trabalho (Indicação nº 227/2021); substitua a iluminação atual da quadra de esportes localizada em Palmares Sul por lâmpadas de LED (Indicação nº 235/2021); e insira no plano de cargos e salários da prefeitura o cargo de tecnólogo em gestão pública (Indicação nº 247/2021).

• Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 17h07
  • Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 17h09

Mercado de trabalho
O vereador reconhece que o desemprego é um problema que mais preocupa a sociedade e, mesmo sabendo de todos os investimentos que estão sendo feitos em Parauapebas, nas mais diversas áreas, possibilitando geração de emprego e renda, ainda assim existe uma realidade que deve ser trabalhada e construída para que a juventude seja incluída nesse plano.

Luiz Castilho aponta levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), dando conta que o número de pessoas sem trabalho voltou a aumentar e passa de 13,1 milhões. Sair dessa situação é um desafio ainda mais difícil para quem tem entre 18 e 24 anos de idade.

O estudo, feito com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mostra que, enquanto a taxa de desemprego de forma geral está em 11%, entre os jovens a estatística sobe para 26%; mais do que o dobro. Eles também são os que têm mais chance de serem despedidos.

“Desta forma, solicito que o prefeito Darci José Lermen crie condições legais para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho, através das empresas que prestam serviços à prefeitura e nas diversas estabelecidas no município, pois muitos jovens em graduação participam de estágios e alimentam o sonho de inclusão no mercado de trabalho na área em que estudam, porém, após a formação, vários empecilhos atrapalham, como, por exemplo, a falta de experiência profissional que dificulta muito a contratação”, pede o vereador.

Quadra de esportes
No pedido de substituição da iluminação da quadra de esportes, localizada na Avenida Boa Vista, próxima ao Estádio Castanheira, em Palmares Sul, o parlamentar justifica que a iluminação atual é precária, dificultando a visibilidade dos atletas que ali frequentam. Diz que a iluminação de LED, além de proporcionar maior visibilidade e segurança, também é mais econômica, o que pode ser levado em consideração.

“Como justificado e mencionado e, com anseio de que esse pleito será atendido, solicito dos meus pares, vereadores e vereadoras, a aprovação da presente indicação”, destaca Luiz Castilho.

Tecnólogo em gestão pública
Nesta demanda, o legislador detalha que o curso de Tecnologia em Gestão Pública foi instituído no município de Parauapebas juntamente com outros cursos que hoje fazem parte dos cargos existentes no sistema organizacional da administração municipal, mas até a presente data os profissionais que atuam no serviço público não foram inseridos no plano de cargos e salários da prefeitura.

Por esse motivo, o parlamentar solicita que o governo municipal se sensibilize e insira no plano de cargos e salários da prefeitura o cargo de tecnólogo em gestão pública, reconhecendo o trabalho desses profissionais, que atuam nas áreas de administração e planejamento estratégico; recursos humanos e em todas as áreas da organização.

As três indicações foram lidas em plenário e aprovadas pelos demais vereadores. Agora elas serão encaminhadas para serem avaliadas pelo Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Gabinete do Vereador / AscomLeg2021