Covid-19: protocolo de contenção da contaminação e valorização dos servidores da linha de frente são solicitados pelo vereador Francisco Eloecio
Na sessão ordinária desta terça-feira (30), o vereador Francisco Eloecio (PRB) apresentou em plenário três indicações solicitando ao Executivo municipal urgência nas ações que possam contribuir com o combate à covid-19 e promoção do bem-estar social.
Gratificação para servidores do Suas
Diante das medidas crescentes de combate à covid-19, as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Assistência Social (Semas) têm tido um papel importante para minimizar os impactos ocasionados pelo vírus. Assim, os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Sistema Único de Saúde (SUS) têm se mantido em combate direto à covid-19, devido à característica de acompanhamento, tratamento e apoio que sua função de trabalho necessita, seja realizando cuidados com os pacientes ou famílias em condições de vulnerabilidade.
Diante desta realidade, o vereador Francisco assegurou ser indispensável a criação de medidas que proporcionem segurança, valorização e reconhecimento dos trabalhadores que estão atuando de forma direta nas práticas de serviços essenciais.
Para tal, o parlamentar apresentou ao plenário a Indicação nº 159/2021, sugerindo ao Poder Executivo a criação de gratificação por atividade emergencial de risco para os trabalhadores do Suas e do SUS, enquanto perdurar os efeitos da pandemia da covid-19.
Vereador Francisco Eloecio
Reforma do cemitério
Outro pedido apresentado pelo vereador Francisco Eloecio na sessão ordinária desta terça-feira (30) foi de reforma, reestruturação e limpeza geral do antigo cemitério Jardim Eterno.
O pedido foi oficializado na Indicação nº 160/2021, em que o vereador destacou a urgência da reforma do cemitério, pois o mesmo se encontra em condições precárias. O local não tem reparos e manutenção há um bom tempo, o que tem gerado diversos incômodos à população.
“Alguns moradores das proximidades do cemitério me contaram que a área tem sido utilizada por pessoas mal intencionadas para realização de diversas condutas criminosas. Portanto, quero chamar a atenção para este espaço público, localizado no centro de nosso município. A reforma irá levar segurança, qualidade de vida e evitar malefícios recorrentes para a população próxima do cemitério”, revelou o legislador.
O vereador Francisco pediu, ainda, que a altura dos muros do cemitério seja aumentada e que a capela onde os vigias ficam também seja reformada. Assim, será possível erradicar a marginalização e promover o bem estar social.
Monitoramento dos pacientes com covid-19
Mais uma importante solicitação apresentada pelo vereador Francisco Eloecio foi a criação de um protocolo clínico de prevenção, tratamento, diagnóstico e monitoramento dos pacientes acometidos pela covid-19, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Combate ao Coronavírus.
A intenção do vereador Francisco é que sejam estabelecidos critérios para um combate efetivo e rápido de pacientes confirmados ou suspeitos.
“Em nosso município não existe protocolo único de prevenção e tratamento em que regule como deve se comportar a linha de cuidados e medidas a serem tomadas. Por isso, as novas diretrizes a serem estabelecidas irão buscar formatos integrados e contínuos para atender às necessidades de saúde dos usuários do SUS e dos colaboradores que estão atuando no combate direto ao vírus”, explicou o parlamentar.
Ao oficializar o pedido, por meio da Indicação nº 161/2021, o vereador Francisco apresentou dados divulgados pela Prefeitura de Parauapebas que mostram que 96% dos leitos disponíveis no município estão ocupados e já ultrapassam de 43 mil os casos de contaminação pela covid-19.
Sendo assim, é urgente implementar medidas de contenção da contaminação que garantam tratamento seguro, com cuidados assistenciais e terapêuticos definidos a partir do protocolo que será elaborado.
Votação
As indicações apresentadas pelo vereador Francisco Eloecio foram submetidas à votação em plenário. Os demais vereadores julgaram pertinentes e válidos os pedidos sugeridos pelo parlamentar e aprovaram com unanimidade as proposições. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, as indicações serão enviadas à prefeitura, que deverá analisar a viabilidade financeira e a possível execução dos pedidos.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Israel Lira (AscomLeg 2021)
Redes Sociais