Zé do Bode indica recuperação de estrada da zona rural e academia para pessoas com deficiência
Duas proposições foram apresentadas pelo vereador Zé do Bode (MDB) na sessão da Câmara Municipal de terça-feira (9), indicando obras e melhorias para a Vila Boa Esperança e a recuperação do parquinho infantil da PA 275 com instalação de academia para pessoas com deficiência.
Estrada, bueiras e internet
Por meio da Indicação nº 101/2021, Zé do Bode pediu a recuperação da estrada de acesso à comunidade Vila Boa Esperança, antiga Juazeiro; colocação de bueiras e a instalação de torre de internet para a comunidade e aulas online dos alunos.
De acordo com o vereador, a estrada de acesso à referida comunidade e a bueira estão em péssimas condições de trafegabilidade. Tal situação torna praticamente inviável a entrada e saída da vila, tanto pelo acesso da PA-160 quanto pela estrada que margeia a ferrovia.
“Além disso, em função da pandemia, as aulas que estão sendo executadas no modo online obrigam os alunos a se deslocarem até a praça da Vila Cedere I, distante 15 quilômetros, para terem acesso à internet, e assim poderem assistir suas aulas, situação essa ocasionada pela falta de uma torre de internet na comunidade”, informou Zé do Bode.
O vereador ressalta na proposição que a recuperação da estrada e a disponibilização de internet para os estudantes são ações que precisam ser executadas com urgência na Vila Boa Esperança.
Parque infantil e academia acessível
Em seguida, Zé do Bode apresentou a Indicação nº 102/2021, na qual solicita a recuperação do parquinho localizado no canteiro central da Rodovia PA-275, em frente ao Senai, assim como a instalação de uma academia de ginástica ao ar livre para pessoas com deficiência e a construção de uma lanchonete, com banheiros coletivos e adaptados.
O parlamentar informa na proposição que na extensão da rodovia existem quatro parquinhos de diversão e/ou academias de ginásticas ao ar livre, quadras para práticas de esporte e lanchonetes, mas em todos esses locais de lazer e diversão para adultos e crianças não existe nenhum que atenda pessoas deficiência ou dificuldade de locomoção.
“Aos olhos desses cidadãos e familiares pode parecer falta de respeito e de interesse por parte do Poder Executivo. Em outras cidades nacionais, bem menores que Parauapebas tanto em tamanho, habitantes e arrecadação, é comum nos logradouros públicos a presença de academias ao ar livre para atender deficientes ou cadeirantes. Assim sendo, peço a atenção que este assunto merece”, destacou Zé do Bode.
Aprovação
As proposições do vereador foram aprovadas por unanimidade e elas serão enviadas para o prefeito Darci Lermen e para as secretarias municipais de Obras e de Urbanismo.
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg 2021
Redes Sociais